Eleições 2022

Moraes ligou para Bolsonaro e Lula antes de oficializar o resultado da eleição

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral afirmou que o candidato eleito será diplomado e que o resultado das urnas será aceito.

Moraes ligou para Bolsonaro e Lula antes de oficializar o resultado da eleição

Ministro Alexandre de Moraes, durante coletiva de imprensa na sede do TSE. — Foto:EVARISTO SA/AFP - 02.10.2022

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), disse que ligou para os dois candidatos neste domingo (30) para informar o resultado da escolha dos eleitores nas urnas.

Moraes telefonou para o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e para o atual chefe do Executivo federal, Jair Bolsonaro, pouco antes de declarar publicamente o encerramento das eleições.

De acordo com Moraes, Bolsonaro agradeceu a ligação e agiu educadamente ao telefone. “O presidente Bolsonaro me atendeu com extrema educação, assim como o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva”, disse Moraes. O magistrado afirmou que o eleito será diplomado e que o resultado será aceito.

Moraes destacou que Lula vai governar para todos os 215 milhões de brasileiros, e não apenas para os eleitores que votaram nele. A diplomação dos eleitos ocorre antes da posse no TSE.

Nesse tipo de evento, apenas os eleitos comparecem. No entanto, na posse, que ocorre no dia 1º de janeiro, o ocupante do posto tradicionalmente passa a faixa presidencial a quem foi eleito.

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Cícero Lucena diz que não vai recuar pré-candidatura para Lucas ou Galdino sem argumentos e pede critérios para escolha da base

2

Eleições

Nem Lula, nem Bolsonaro: Pedro Cunha Lima defende Tarcísio para presidente e diz que ele foge da polarização

3

Eleições

TRE passa a funcionar em novo horário em João Pessoa, a partir de agosto

4

Eleições

Lucas Ribeiro afirma que desconhece diálogo para construção de suplência entre Nabor Wanderley e Daniella: “não tive nenhuma informação”

5

Eleições

Lucas Ribeiro rechaça disputa interna no Progressistas e diz que não vê cenário de disputa com Cícero Lucena