ocorrências

Segundo turno das eleições municipais tem 15 pessoas detidas por crimes eleitorais, diz balanço da Polícia Federal

No segundo turno, mais de 23 mil agentes foram mobilizados para atuação, segundo o Ministério da Justiça.

Segundo turno das eleições municipais tem 15 pessoas detidas por crimes eleitorais, diz balanço da Polícia Federal

A Polícia Federal divulgou um balanço parcial que aponta que, até as 13h deste domingo (27), 15 pessoas foram detidas por suposta prática de crimes eleitorais neste segundo turno das eleições municipais.

Segundo a PF, foram registradas 11 ocorrências de crimes eleitorais.

A PF não detalhou, contudo, quais foram os crimes cometidos e em quais cidades as ocorrências foram registradas, apenas informou que os casos ocorreram no Maranhão (2), Mato Grosso do Sul (2), Paraíba (1), Paraná (2), Tocantins (2) e Rio de Janeiro (2).

Até a última atualização desta reportagem, foram apreendidos R$ 93,6 mil em bens e valores, incluindo um carro na cidade de Campina Grande (PB).

Já segundo o Ministério da Justiça, que reúne dados da PF, da Polícia Rodoviária Federal, e das forças estaduais de segurança, foram contabilizados 31 registros de crime eleitoral.

Apesar dos casos, o governo e o Tribunal Superior Eleitoral consideram que domingo de votação em 51 municípios brasileiros transcorre com “tranquilidade”.

Para fiscalizar as eleições municipais e garantir a segurança do pleito, o governo montou uma operação especial, que envolve PF, Polícia Rodoviária Federal, Exército e forças de segurança estaduais.

Segundo o Ministério da Justiça, mais de 23 mil agentes foram mobilizados para atuação neste segundo turno.

Justificativas de ausência

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 180.954 pessoas justificaram as ausências nas urnas até as 9h no Brasil. No exterior, o número de justificativas foi 14.224 mil até as 7h30 deste domingo.

As justificativas podem ser feitas pelo aplicativo e-Título até as 17h e também nos postos de justificativa para quem está no Brasil.

As informações sobre os postos de justificativa podem ser obtidas nos portais de cada Tribunal Regional Eleitoral.

‘Domingo de alegria democrática’, diz Cármen Lúcia

A presidente do TSE, Cármen Lúcia, votou em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais – estado em que a magistrada nasceu.

Em entrevista, ela disse esperar que este domingo seja um dia de “alegria democrática”, sem violência e com os eleitores exercendo o direito ao voto. Ela também agradeceu a colaboração de juízes e mesários que atuam neste segundo turno e destacou a cobertura do processo eleitoral pela imprensa.

“Como nós sempre dizemos: sem um judiciário independente e uma imprensa livre a democracia não acontece. E a gente quer que no Brasil ela aconteça sempre”, declarou.

Por g1 Brasília

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Cícero Lucena diz que não vai recuar pré-candidatura para Lucas ou Galdino sem argumentos e pede critérios para escolha da base

2

Eleições

Nem Lula, nem Bolsonaro: Pedro Cunha Lima defende Tarcísio para presidente e diz que ele foge da polarização

3

Eleições

TRE passa a funcionar em novo horário em João Pessoa, a partir de agosto

4

Eleições

Lucas Ribeiro afirma que desconhece diálogo para construção de suplência entre Nabor Wanderley e Daniella: “não tive nenhuma informação”

5

Eleições

Lucas Ribeiro rechaça disputa interna no Progressistas e diz que não vê cenário de disputa com Cícero Lucena