paraibano

Hugo Motta tira PT de cargo-chave no orçamento em meio à crise do IOF

O acordo para que o relatório ficasse com um petista teria sido firmado ainda durante a campanha de Hugo Motta à presidência da Casa.

Hugo Motta diz que o diálogo com o Palácio do Planalto foi retomado e prevê possível acordo sobre IOF

Hugo Motta diz que o diálogo com o Palácio do Planalto foi retomado e prevê possível acordo sobre IOF

Em meio à crise política em torno da alta do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o presidente da Câmara dos Deputados, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), tirou o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) da relatoria da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), cargo considerado chave na definição do orçamento de 2026.

O acordo para que o relatório ficasse com um petista teria sido firmado ainda durante a campanha de Motta à presidência da Casa.

Fontes relataram à CNN que a decisão foi tomada após pressão de partidos do Centrão. Para que o PT aceitasse a mudança, o presidente da Câmara teria concordado em nomear para a relatoria o deputado Gervásio Maia (PSB-PB), integrante da base do governo.

O parlamentar confirmou à CNN que foi convidado por Motta para relatar a LDO na quinta-feira (11). Maia é conterrâneo do presidente da Câmara e alinhado ao governo Lula. O nome foi bem recebido pelos líderes da Câmara.

Em troca, Hugo deve dar a Zarattini a relatoria da medida provisória editada pelo governo com a recalibragem do aumento de alíquotas do Imposto sobre Operação Financeiras (IOF) e alternativas de compensação.

Por CNN Brasil

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Fundeb: Prefeitura de Cuité de Mamanguape empenha recursos da educação para funerária em compra de material escolar

2

Política

Michelle Bolsonaro recebe cidadania pessoense e vereadora Eliza comenta: “mulher não precisa ser igual ao homem”

3

Política

Cabo Gilberto busca justificar articulações de Eduardo Bolsonaro: “ele está desesperado, ele não quer que o Brasil seja prejudicado”

4

Política

Cabo Gilberto diz que Efraim vai votar pelo impeachment de Moraes e diz que ministro do STF “tem problemas psicológicos”

5

Política

Cabo Gilberto abre portas do PL para Efraim e dissidentes do União Brasil na Paraíba: “palanque para ele e outras lideranças”