negociações

Itamaraty pede prioridade a Cícero Lucena e outros brasileiros em Israel e tenta saída pela Jordânia

No entanto, até o momento, o próprio Itamaraty informou que as autoridades israelenses “têm aconselhado as comitivas estrangeiras a permanecerem no país, até que as condições permitam qualquer deslocamento desses grupos por via aérea ou terrestre”.

itamaraty, ministerio das relaçoes exteriores

Itamaraty - Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil/Arquivo

O Ministério das Relações Exteriores brasileiro pediu à chancelaria israelense “tratamento prioritário” à saída em segurança de delegações de brasileiros que estão no país. Em nota deste sábado (14), o Itamaraty informou que o secretário de África e Oriente Médio do Itamaraty, Carlos Duarte, tem mantido contato com autoridades israelenses para viabilizar a evacuação.

No entanto, até o momento, o próprio Itamaraty informou que as autoridades israelenses “têm aconselhado as comitivas estrangeiras a permanecerem no país, até que as condições permitam qualquer deslocamento desses grupos por via aérea ou terrestre”.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, também conversou com o homólogo da Jordânia na busca de tentar uma saída dos brasileiros por meio daquele país. Ainda assim, qualquer evacuação também depende das condições de segurança em Israel por conta do deslocamento por terra até a fronteira.

“O governo brasileiro tomou conhecimento da presença de duas comitivas de autoridades estaduais e municipais do país em Israel, a convite do governo local, no momento do início das hostilidades em curso, com o ataque israelense ao Irã, na noite de quinta-feira, 12/6. A operação do aeroporto Internacional de Tel Aviv foi temporariamente suspensa desde então como uma das consequências da crise”, diz trecho da nota.

“A embaixada do Brasil em Tel Aviv está em contato com as delegações brasileiras e o Ministério das Relações Exteriores fez gestão junto ao Ministério de Relações Exteriores de Israel para que ambos os grupos tenham garantias de segurança e possam retornar ao Brasil assim que as condições naquele país permitirem”, continua.

Por CNN Brasil

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Fundeb: Prefeitura de Cuité de Mamanguape empenha recursos da educação para funerária em compra de material escolar

2

Política

Michelle Bolsonaro recebe cidadania pessoense e vereadora Eliza comenta: “mulher não precisa ser igual ao homem”

3

Política

Cabo Gilberto busca justificar articulações de Eduardo Bolsonaro: “ele está desesperado, ele não quer que o Brasil seja prejudicado”

4

Política

Cabo Gilberto diz que Efraim vai votar pelo impeachment de Moraes e diz que ministro do STF “tem problemas psicológicos”

5

Política

Cabo Gilberto abre portas do PL para Efraim e dissidentes do União Brasil na Paraíba: “palanque para ele e outras lideranças”