Humildade

Padre Sandro Santos reflete sobre Evangelho do Dia: “corrigir é ato de solidariedade, e não de superioridade”

Em sua nova série no ClickPB, com reflexões diárias do Evangelho do Dia, o padre Sandro Santos reflete hoje sobre Mateus 18:15-20. O religioso fala sobre corrigir as falhas dos irmãos com humildade e empatia. “Se te escutar, terás ganho o teu irmão”.

O padre Sandro comenta que “é com humildade e empatia que aprendemos a corrigir aqueles que falharam. Lembremos das palavras: ‘se teu irmão pecar contra ti, vá conversar com ele a sós'”.

De acordo com o religioso, “nosso intuito não é envergonhar, mas sim contribuir para o crescimento. Segundo São Tomás de Aquino, corrigir com amor é um ato de compaixão que visa a cura da alma. Portanto, devemos agir com cuidado e carinho. Recordemos as sábias lições de Santo Agostinho, que nos ensina que a correção verdadeira é aquela realizada sem ira, movida apenas pelo amor”.

“O processo começa com uma conversa privada envolvendo o testemunho. E somente então, se necessário, torna-se conhecido pela comunidade, sempre buscando a reconciliação”, explica o padre Sandro dos Santos.

Em sua reflexão o padre também considera que “corrigir é um ato de solidariedade, e não de superioridade. A correção fraterna é uma manifestação de cuidado mútuo e da preservação da união. Seja no confessionário, no diálogo ou na oração, sentimos a presença de Cristo que une, purifica e transforma o erro em graça”.

O padre Sandro Santos comanda uma nova série no ClickPB, com reflexões diárias sobre o Evangelho para os fiéis, através de vídeos.

Acompanhe os vídeos com o padre Sandro Santos no site ClickPB, em nosso canal do Youtube e nas nossas redes sociais. Inscreva-se no canal e compartilhe os vídeos.