Melhor do país

Paraíba recebe a melhor avaliação de ensino remoto do Brasil na pandemia e vira destaque no Jornal Nacional

Com orçamento modesto, o estado paraibano recebeu a nota 8,9 e ficou à frente do Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Pesquisadores destacaram o investimento em tecnologia.

Paraíba recebe a melhor avaliação de ensino remoto do Brasil na pandemia e vira destaque no Jornal Nacional

De acordo com a Rede, o sucesso da Paraíba se deve ao investimento em tecnologia com o dinheiro economizado pelo fechamento das escolas. — Foto:Ilustrativa/iStock

A Paraíba tem a melhor oferta de ensino remoto do Brasil durante a pandemia em 2021. A avaliação é de pesquisadores da Rede de Pesquisa Solidária que analisaram o desempenho das secretarias de Educação de todos os estados da federação. O estado paraibano recebeu a nota 8,9, de acordo com parâmetros do Índice de Educação à Distância, com notas que vão de zero a 10. O resultado já havia sido antecipado pelo ClickPB em agosto.

O índice tem como critérios a oferta de meios e canais adequados para os estudantes acompanharem as aulas em casa e a garantia do acesso ao conteúdo para alunos de todas as séries. Para isso, os pesquisadores buscaram decretos, protocolos e gastos em educação em todos os estados. 

De acordo com a Rede, o sucesso da Paraíba se deve ao investimento em tecnologia com o dinheiro economizado pelo fechamento das escolas. O destaque foi veiculado em uma reportagem do Jornal Nacional, da Rede Globo, nesta segunda-feira (27).

“Então você foi vendo as necessidades para que o professor pudesse realizar as suas aulas de casa, como que a gente podia melhorar a conectividade do aluno, como você poderia melhorar a questão do acompanhamento dos estudantes via sistema também usando tecnologia”, disse o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Claudio Furtado, ao programa.

Com exceção da Paraíba, os estados que receberam as maiores notas ficaram com as secretarias de Educação de maior orçamento: Distrito Federal (8,3), Minas Gerais (7,8), Paraná (7,8) e São Paulo (7,7). A média brasileira neste ano ficou em 5,1, quase o dobro da de 2020, quando o Brasil recebeu apenas 2,7 na mesma avaliação.

Veja a reportagem do Jornal Nacional:

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

MEC criará protocolos para combater racismo em escolas

2

Educação

Reta final do CNU: Saiba aumentar as chances de aprovação com dicas de especialista

3

Educação

Plano de Cargos e Carreira dos profissionais da educação da Paraíba é aprovado na Assembleia Legislativa

4

Educação

Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira

5

Educação

Convocação da lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio