Hoje

Em reunião, CCJ da Assembleia Legislativa aprova criação da Polícia Penal do Estado da Paraíba

A proposta foi encaminhada pelo governador da Paraíba, João Azevêdo.

Em reunião, CCJ da Assembleia Legislativa aprova criação da Polícia Penal do Estado da Paraíba

CCJ da ALPB aprovou criação da Polícia Penal na Paraíba. PEC foi encaminhada pelo governador João Azevêdo. — Foto:Divulgação/ALPB

Em reunião realizada nesta segunda-feira (20), a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 35/2021 encaminhada pelo governador João Azevêdo (Cidadania) que prevê a criação da Polícia Penal do Estado. Mais de 1,8 mil agentes penitenciários serão beneficiados com a regulamentação.

Na PEC, de autoria do Executivo, a Polícia Penal da Paraíba estará vinculada ao órgão administrador da administração penitenciária do Estado. Além disso, assim com as Polícias Civil, Militar e o Corpo de Bombeiros, terá estatuto próprio, estabelecendo organização, garantias, direitos e deveres.

O deputado Ricardo Barbosa, que é presidente da CCJ, ressaltou que a PEC é de extrema importância por se tratar inclusive de uma nova política salarial que o Governo do Estado passará a implantar para os agentes penitenciários. Lembrou ainda que o Legislativo paraibano participou de forma ativa, através de diálogos com representantes da categoria, em prol da elaboração e aprovação do texto.

“Com essa PEC, os agentes penitenciários terão equiparados os seus vencimentos com as outras categorias da força de segurança do Estado”, afirmou.“Esperamos que com essa legislação a situação do policial penal melhore e que venham mais concursos públicos”, completou o deputado Wallber Virgolino. Além dele e do presidente da CCJ, ainda estiveram presentes na videoconferência, Anderson Monteiro, Branco Mendes, Edmilson Soares e Hervázio Bezerra.

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Vereador Raoni Mendes garante que LDO 2026 de João Pessoa será votada até próxima semana

2

Política

TCE-PB intima prefeita de São Domingos para explicar aumento de 64% no número de contratações temporárias

3

Política

Prefeitura de Nova Olinda deve gastar mais de R$ 800 mil na compra de pneus

4

Política

Direto de Israel, Cícero Lucena manda recado à política paraibana: “Ninguém fala por mim. Eu só negocio com o povo”

5

Política

Denúncia aponta que Cajazeiras contratou empresa em que familiares da prefeita, da vice e de secretários são funcionários