Perto de Tóquio

Japão registra terremoto de magnitude 6,8 graus, sem feridos graves

Os serviços de trem-bala em todo o norte do Japão foram suspensos por várias horas, mas foram retomados no final da tarde.

Japão registra terremoto de magnitude 6,8 graus, sem feridos graves

Não houve relatos de ferimentos graves causados pelo terremoto, mas o JMA alertou para o potencial de fortes tremores secundários por cerca de uma semana, bem como o risco elevado de deslizamentos de terra. — Foto:Reprodução

Um terremoto com magnitude de 6,8, revisado de uma estimativa anterior de 6,6, sacudiu o nordeste do Japão no sábado, sacudindo edifícios a 400 quilômetros de Tóquio e aumentando a possibilidade de deslizamentos de terra perto do epicentro.

Nenhum alerta de tsunami foi emitido após o terremoto, que ocorreu às 10h27, horário do Japão (01:27 GMT), na costa da prefeitura de Miyagi, a uma profundidade de 51 quilômetros (32 milhas), disse a Agência Meteorológica do Japão (JMA). O JMA estimou anteriormente sua profundidade em 60 quilômetros. 

Não houve relatos de ferimentos graves causados pelo terremoto, mas o JMA alertou para o potencial de fortes tremores secundários por cerca de uma semana, bem como o risco elevado de deslizamentos de terra.

A Tokyo Electric Power informou que não houve problemas na devastada usina nuclear de Fukushima Daiichi, destruída por um grande terremoto e tsunami no nordeste do Japão em março de 2011, e localizada a 105 quilômetros do epicentro do terremoto de sábado. Da mesma forma, disse que não havia problemas nas instalações de Fukushima Daini, ao sul da planta destruída.

Mais perto do epicentro, não houve problemas na estação nuclear de Onagawa, de acordo com a operadora Tohoku Electric Power Co Inc.

Os serviços de trem-bala em todo o norte do Japão foram suspensos por várias horas, mas foram retomados no final da tarde.

A costa do nordeste do Japão foi atingida por vários terremotos nos últimos meses, incluindo um terremoto de magnitude 7,2 em março e outro de tamanho semelhante em fevereiro — ambos considerados tremores secundários do terremoto de magnitude 9 há uma década que devastou Fukushima Daiichi e foi um dos mais fortes tremores já registrados.

A Eneos Holdings Inc, a maior refinaria do Japão, disse que sua refinaria Sendai, também localizada perto do epicentro, desligou automaticamente com o terremoto. Os engenheiros estavam fazendo verificações após confirmar que não havia feridos.

A refinaria de 145 mil barris por dia só foi reiniciada em abril, após ser danificada pelo terremoto de fevereiro. Esse terremoto destruiu um quinto da capacidade de refino do Japão.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Aviões bombardeiros nucleares da Rússia voam a poucos quilômetros da costa dos EUA

2

Mundo

Boris Johnson esquece documento e é barrado em posto de votação por desobedecer lei criada por ele mesmo

3

Mundo

Ataque da Rússia derruba ‘Castelo do Harry Potter’ na Ucrânia e mata cinco pessoas

4

Mundo

Protestos pró-Palestina não se dispersam na Columbia e direção ameaça suspender manifestantes

5

Mundo

Sonda da Agência Espacial Europeia detecta ‘aranhas’ em Marte