Mistério

Mulher trans paraibana é encontrada morta em Minas Gerais

De acordo com informações, Danielle Silva, de 30 anos,morava na Ponta do Seixas, e saiu de João Pessoa, após receber uma proposta de emprego na cidade mineira.

Polícia Civil

O caso segue sendo investigado. ​ — Foto:Reprodução

O corpo de uma mulher transsexual paraibana foi encontrado na cidade de Pompéu, em Minas Gerais. De acordo com informações, Danielle Silva, de 30 anos,morava na Ponta do Seixas, e saiu de João Pessoa, após receber uma proposta de emprego na cidade mineira. 

Danielle estava desaparecida desde o dia 05 de maio, quando saiu de João Pessoa. 

O corpo foi encontrado com as calças abaixadas, o que sugere uma suposta violência sexual que só será confirmada mediante laudo pericial. 

O Núcleo Especial dos Direitos Humanos e da Cidadania (Necid) da Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB) emitiu uma nota de pesar pela morte da paraibana. O Núcleo pediu que Polícia Federal, a Polícia Civil, a Defensoria Pública da União e a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais tomem as medidas necessárias para a sua resolução.

Confira a nota na íntegra:

A Defensoria Pública do Estado da Paraíba, por intermédio do Núcleo Especial dos Direitos Humanos e da Cidadania (NECID), lamenta imensamente o falecimento de Daniele Silva, cujo corpo foi encontrado, pela Polícia Civil, sem as vestimentas inferiores e em avançado estágio de decomposição, em 16 de maio de 2021, no município de Divino das Laranjeiras-MG.

Daniele, 30 anos, mulher trans, era moradora da Ponta do Seixas-PB, e estava desaparecida desde o dia 05 de maio de 2021, quando desembarcou na cidade de Belo Horizonte-MG. Conforme Boletim de Ocorrência registrado por um amigo, após receber uma oferta de emprego como pescadora na cidade de Pompéu-MG, Daniele embarcou em João Pessoa-PB com destino a capital de Minas Gerais, buscando melhores condições de vida.

O caso estava sendo acompanhado pelo NECID, que, no uso de suas atribuições legais, o encaminhou para instituições como a Polícia Federal, a Polícia Civil, a Defensoria Pública da União e a Defensoria Pública do estado de Minas Gerais, a fim de que fossem tomadas as medidas necessárias para a sua resolução.

Apesar do laudo pericial inconclusivo, a Polícia informou que Daniele foi encontrada com as calças abaixadas, indicando que pode ter sido vítima da violência sexual e da transfobia do país que mais mata pessoas trans no mundo. De acordo com dados do dossiê elaborado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA), em 2020, 175 travestis e mulheres transexuais foram assassinadas no Brasil.

Muito mais do que tristes e revoltantes estatísticas, essas mulheres eram únicas, possuíam talentos e sonhos. Que tenhamos pressa de construir um país que respeite as individualidades de suas(os) cidadãs(os).

Daniele, presente.

COMPARTILHE

Bombando em Notícias Policiais

1

Notícias Policiais

Caso Kaliane: ex-companheiro que assassinou mulher enquanto ela fazia compras é condenado a 30 anos de prisão

2

Notícias Policiais

Jovem é baleado no residencial Irmã Dulce, em João Pessoa, e morre após ser socorrido

3

Notícias Policiais

Homem é assassinado dentro de loja de celulares em Bayeux

4

Notícias Policiais

Acidente com van de estudantes e trator deixa mortos e feridos entre Paulista e São Bento

5

Notícias Policiais

Babá é presa após ser filmada agredindo bebê de 4 meses em Fortaleza