SP

Sobe para 10 número de mortos em ataque de atiradores a escola em Suzano e esquadrão antibombas é chamado

Os dois atiradores se mataram logo após o ataque. Bombeiros e equipes do Samu estão no local. O helicóptero da PM sobrevoa a escola.

Sobe para 10 número de mortos em ataque de atiradores a escola em Suzano e esquadrão antibombas é chamado

Os atiradores e as vítimas ainda não foram identificados. Os 17 feridos foram levados a hospital — Foto:Reprodução

Dois adolescentes encapuzados mataram a tiros oito pessoas e feriram ao menos 15 na Escola Estadual Raul Brasil, de Suzano (SP). Eles cometeram suicídio em seguida, segundo a polícia. Cinco dos mortos eram estudantes (quatro são meninos e uma é menina), outro era funcionário da escola. Já as outras duas pessoas mortas também teriam sido feridas na escola, mas não há informações sobre a sua identidade. O ataque ocorreu por volta das 9h30 desta quarta-feira (13). A polícia investiga a existência de uma possível bomba no local. 

Dentro da escola, a polícia encontrou um arco e flecha e garrafas que aparentam ser coquetéis molotov. Há ainda uma mala com fios, e o esquadrão antibombas foi chamado. A instituição foi isolada pela polícia e há muitos alunos e funcionários chorando ao redor.

Os atiradores e as vítimas ainda não foram identificados. Os 17 feridos foram levados a hospital. Ainda não se sabe se os atiradores tinham vínculo com a escola ou qual seria o motivo do ataque.

Uma testemunha disse que viu um deles com arma de fogo e outro, com uma faca.

Houve outra ocorrência com arma de fogo perto da escola, antes do ataque, mas a PM ainda não sabe se há relação entre os casos. O governador e outras autoridades estão a caminho de Suzano e vão falar com a imprensa.

A capitão Cibele, da comunicação da PM, disse que pouco antes dos disparos na escola, a polícia foi chamada para outra ocorrência com arma de fogo, perto dali. “Mas ainda não podemos precisar se os casos estão relacionados. Policiais estavam indo para esse primeiro chamado e ouviram gritos das crianças. Foram então até a escola, onde os dois criminosos acabaram se matando”, disse.

O estudante Rosni Marcelo Grotliwed, de 15 anos, disse que o ataque ocorreu durante o intervalo e que um dos atiradores tinha uma arma e outro, uma faca.

“A gente estava na merenda e comendo normal e escutamos ‘três pipocos’ nisso tentamos correr para pular o muro do CEL. Os caras vieram atrás de nós e começou a matar muita gente. Mas o pente dele descarregou e foi na hora que a gente correu.”
Segundo ele, um dos garotos passou com faca ao seu lado, mas ele conseguiu desviar. “Fui para a diretoria e tinha muita gente morta no chão. Eles gritavam, mas eu não entendi o que era.”

“Meu amigo levou facada no ombro e outro levou um tiro. Fugi com um amigo para minha casa e voltei para buscar um amigo.”

Atendimento a vítimas

O Corpo de Bombeiros e equipes do Samu estão no local. Bombeiros de Mogi das Cruzes também foram chamados, às 9h50, para apoiar o atendimento. O helicóptero Águia, da PM, sobrevoa a escola. Toda a polícia de Suzano está mobilizada no caso.

O governador João Doria chegou à escola em um helicóptero, acompanhado do secretário Estadual de Educação, Rossieli Soares da Silva, do secretário de Segurança, general João Camilo Pires de Campos, e do comandante da PM, o coronel Salles. Todos vão falar com a imprensa no local.

Segundo o Censo Escolar de 2017, a instituição possui 358 alunos da segunda etapa do fundamental (6º ao 9º ano) e 693 estudantes do ensino médio.

COMPARTILHE

Bombando em Notícias Policiais

1

Notícias Policiais

“Equipe médica deve ter mais atenção com prazo de validade de medicamentos”, alerta secretário de Saúde após casos de irregularidades

2

Notícias Policiais

Apadrinhamento em superintendências da Caixa é denunciado por bancários na Paraíba

3

Notícias Policiais

Homem é localizado e preso em Pedras de Fogo após condenação por estupro de adolescente de 13 anos

4

Notícias Policiais

MP apura denúncias sobre mutirão de cirurgias em Campina Grande e Secretaria de Saúde tem 10 dias para prestar esclarecimentos

5

Notícias Policiais

Polícia Civil prende homem investigado por estuprar enteada em Coremas