Brasil

Após motociata, Bolsonaro cita Deus e militares, enaltece PM-SP e cloroquina e ataca isolamento

Bolsonaro também rasgou elogios aos policiais militares de São Paulo presente no evento.

Após motociata, Bolsonaro cita Deus e militares, enaltece PM-SP e cloroquina e ataca isolamento

"Estaremos juntos aconteça ou que aconteça", disse o presidente, em clara provocação ao governador João Doria (PSDB), seu adversário político e chefe da PM do estado. — Foto:Reprodução

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) — Em discurso diante de milhares de apoiadores que participaram de uma motociata neste sábado (12), o presidente Jair Bolsonaro voltou a atacar as políticas de isolamento e disse comandar um governo que acredita em Deus, é leal à população e que respeita os militares.

Bolsonaro também rasgou elogios aos policiais militares de São Paulo presente no evento. “Estaremos juntos aconteça ou que aconteça”, disse o presidente, em clara provocação ao governador João Doria (PSDB), seu adversário político e chefe da PM do estado.

Bolsonaro diz não estar em campanha eleitoral e citou o que chamou de “problema sério do vírus”, mas voltou a equipará-lo ao desemprego. Disse que nunca se curvou com pandemia e mais uma vez sugeriu uma regra para dispensar o uso de máscara. “Eu autorizo”, gritaram em resposta os apoiadores.

Alvo de investigação da CPI da Covid no Senado, o presidente mais uma vez defendeu o tratamento precoce e atacou a política de isolamento contra a pandemia, em ataque direto a Doria. “Fora, Doria”, responderam os milhares de apoiadores. Bolsonaro ainda desafiou Doria a participar de um evento dessa magnitude.

Ainda sobre a pandemia, disse que nunca mandou fechar as igrejas durante a pandemia do coronavírus. E citou de novo que atua dentro das “quatro linhas da Constituição”. E voltou a falar em supernotificação de mortes por coronavírus, o que já lhe rendeu um desmentido nesta semana pelo TCU (Tribunal de Contas da União).

O uso de máscaras entres os apoiadores de Bolsonaro que compareceram ao Ibirapuera nesta tarde foi maior do que entre os motociclistas que se reuniram pela manhã para a motociata.

Os apoiadores acompanharam o discurso do presidente na praça do Monumento às Bandeiras. Cerca de metade da praça estava ocupada. Muitos dos presentes utilizavam camisetas do Brasil e bandeiras e camisetas de apoio ao presidente.

No discurso, todo de improviso, presidente prometeu de novo liberar motociclistas de pedágios em novas concessões de rodovias e voltou a falar sobre a trajetória que o levou ao Palácio do Planalto em 2018, inclusive da facada em Juiz de Fora.

Bolsonaro disse que montou um time técnico no ministério que trabalha por todos os estados do país.

Bolsonaro estava ao lado dos ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura), ambos em máscara. Bolsonaro tem incentivado Tarcísio a se lançar candidato ao Governo de São Paulo em 2022. Apoiadores responderam com gritos de “governador, governador”.

Antes da fala do presidente, organizadores em um caminhão de som puxaram orações e gritos de ‘mito’ e palavras de ordem contra o STF (Supremo Tribunal Federal).

Com o presidente à frente, sem máscara, a manifestação intitulada “Acelera para Cristo” começou às 10h, na região de Santana, zona norte da capital, e terminou no obelisco do Ibirapuera, às 13h30. O trajeto, que incluiu um bate-volta a Jundiaí, foi de cerca de 130 km.

Ao longo do trajeto, gritos de “aqui é Bolsonaro”, “viva, Bolsonaro” e “isso está gigante” se misturaram com barulho de buzinas e ronco dos motores das motocicletas. Houve também gritos contra a imprensa e o governador João Doria (PSDB), adversário político do presidente.

O presidente chegou de carro cerca de 15 minutos antes, cumprimentou diversos apoiadores e causou aglomeração. Antes de partir, foi levantado e cumprimentou apoiadores do alto. Eram tantas motos que as últimas delas só conseguiram deixar a concentração quase uma hora após o início da motociata.

Na concentração e na dispersão houve aglomeração de apoiadores. Já a maioria dos motociclistas não usava máscara de proteção contra a Covid-19 e tinha bandeiras do Brasil amarradas no corpo. O presidente foi saudado por apoiadores em diferentes pontos do trajeto.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Brasil registra recorde na demanda máxima de carga de energia por causa do calor

2

Brasil

Associação pede ao STF mudanças em tese que responsabiliza imprensa por fala de entrevistado

3

Brasil

Queda de avião de pequeno porte deixa um morto e feridos graves no interior do Acre

4

Brasil

Cabeça d´agua mata três em cachoeira e uma pessoa continua desaparecida no Paraná

5

Brasil

Idosos têm mais chances de sofrer complicações de saúde devido ao calor; confira grupos com maiores riscos