Brasil

Clarão no céu impressiona moradores da região de Campinas; especialista aponta passagem de meteoro brilhante

Objeto luminoso foi visto em Amparo e Hortolândia por volta das 5h10; fenômeno aconteceu em várias cidades do estado. Astrônomo disse que tudo indica que seja um 'bólido'.

Clarão no céu impressiona moradores da região de Campinas; especialista aponta passagem de meteoro brilhante

Clarão intrigou morador de Hortolândia nesta quarta-feira. — Foto:Reprodução/EPTV

Um clarão no céu, que foi visto em várias cidades do estado de São Paulo na madrugada desta quarta-feira (3), também impressionou moradores da região de Campinas (SP). As pessoas compartilharam fotos e vídeos nas redes sociais, e também enviaram imagens à EPTV, afiliada da TV Globo. 

O astrônomo do Observatório Municipal da metrópole afirmou que tudo indica que o fenômeno seja um meteoro brilhante chamado de “bólido”. Entenda abaixo.

O clarão apareceu no céu por volta das 5h10. Em Amparo (SP), uma câmera de segurança mostra a passagem de um objeto luminoso, que cai e provoca uma espécie de explosão. Em seguida, ele desaparece.

Sequência de fotos mostra clarão no céu registrado em Hortolândia, interior de São Paulo — Foto: Divulgação/Caio Rigamont

Um vídeo enviado por Caio Rigamont, de Hortolândia (SP), é possível ver o momento em que um objeto se aproxima e provoca o clarão. Ele afirmou que as imagens foram feitas de uma câmera que fica dentro do carro.

O astrônomo Júlio Lobo, do Observatório Municipal Jean Nicolini, de Campinas, afirmou que a probabilidade maior é que o clarão seja um “bólido”, nome que se dá a um meteoro brilhante que brilha com muita velocidade quando entra em atrito com a atmosfera.

“Esses vídeos que estão circulando é de um grande meteoro que nós chamamos de bólido. Hoje em dia temos uma grande facilidade de câmeras instaladas em residências e outros lugares e é por isso que os registros estão sendo feitos com mais frequência. Então, isso é um grande meteoro, e foi muito brilhante. Agora, nós vamos fazer uma análise para tentar ver de qual região do céu ele veio”, disse o astrônomo.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Temporais no Rio Grande do Sul causam prejuízo de R$ 4,6 bilhões e atingem 78% dos municípios

2

Brasil

Fake news atrapalham ajuda para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

3

Brasil

Avaliação do governo Lula cai para 37%, menor índice desde o início da gestão, aponta CNT

4

Brasil

STJ mantém prisão do motorista de Porsche que causou acidente em São Paulo

5

Brasil

Chuvas no Rio Grande do Sul podem ter destruído 5% da produção nacional de arroz