Brasil

Estados pedem para manter benefícios da Lei de Informática na PEC Emergencial

A Proposta de Emenda à Constituição prevê que os incentivos fiscais sejam reduzidos para 2% do PIB em oito anos.

Estados pedem para manter benefícios da Lei de Informática na PEC Emergencial

A PEC teve seu texto base aprovado na Câmara na madrugada desta quarta (10) e depende de votação de destaques. — Foto:Reprodução

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) — Secretários estaduais e entidades de fomento à pesquisa assinaram uma carta conjunta criticando a previsão de corte gradual até 2029 dos incentivos da Lei de Informática para investimentos em inovação, na PEC Emergencial.

A Proposta de Emenda à Constituição prevê que os incentivos fiscais sejam reduzidos para 2% do PIB em oito anos. Os secretários afirmam que, devido às exceções na lista de incentivos sujeitos a cortes de subsídios presentes no projeto, o setor de TI será o mais afetado, o que inviabilizaria a produção de várias empresas e institutos de pesquisa.

Também dizem que a redução da Lei de Informática acabaria com a isonomia tributária em relação à Zona Franca de Manaus, que teve seus incentivos preservados pela proposta. Com isso, empresas deslocariam sua produção para o Amazonas e não haveria ganho na arrecadação federal, segundo eles.

A PEC teve seu texto base aprovado na Câmara na madrugada desta quarta (10) e depende de votação de destaques. Ela prevê a criação de contrapartidas para ampliar o controle do Orçamento no momento em que o governo discute a distribuição de novas rodadas do auxílio emergencial.

A carta foi assinada pelo CONSECTI (Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I), perdido pela secretária de Desenvolvimento Econômico de SP, Patrícia Ellen, e o CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), presidido por Odir Dellagostin.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Após morte do cachorro Joca, companhias aéreas estudam rastrear animais transportados em voos

2

Brasil

Correios iniciam processo para contratação da banca de concurso

3

Brasil

Ministro promete regras mais duras após caso Joca, cachorro que morreu durante voo da Gol

4

Brasil

“Bosta, frouxo e safado”: julgamento termina em confusão em Tribunal do Júri; assista

5

Brasil

Relatoria do projeto sobre reforma tributária na Câmara pode sair nesta semana