Brasil

Funai exonera diretor responsável por proteção de indígenas isolados

César Martinez foi substituído por Elisabete Ribeiro Alcântara Lopes; Funai diz que troca foi solicitada em maio, e não tem relação com desaparecimento de jornalista inglês e indigenista.

Funai exonera diretor responsável por proteção de indígenas isolados

César Augusto Martinez é exonerado do cargo de diretor de Proteção Territorial da Funai. — Foto:Mário Vilela/Funai

A Fundação Nacional do Índio (Funai) exonerou César Augusto Martinez do cargo de Diretor de Proteção Territorial do órgão. A medida foi publicada nesta quarta-feira (8), no Diário Oficial da União (DOU). César é delegado federal com atuações em São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Rondônia.

Para o posto dele, foi nomeada Elisabete Ribeiro Alcântara Lopes, que até então atuava na assessoria da presidência da Funai. Entre as atribuições do cargo está a proteção de indígenas isolados. Além disso, o gestor é responsável pela regularização fundiária, geoprocessamento, identificação e delimitação de terras indígenas e o monitoramento e fiscalização territorial.

Questionada, a Funai informou que “a troca no comando da Diretoria de Proteção Territorial (DPT) foi solicitada pela fundação em 10/05/2022, anteriormente ao desaparecimento do indigenista licenciado Bruno da Cunha Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips na região do Vale do Javari (AM), na Amazônia”.

Ainda de acordo com a fundação, “os cargos em comissão e as funções de confiança são de livre nomeação e exoneração por parte do gestor, e devem atender às exigências do Decreto nº 9.727, de 15 de março de 2019, que regulamenta critérios, perfil profissional e procedimentos gerais a serem observados para a ocupação dos cargos de Direção e Assessoramento Superiores (DAS) e as Funções Comissionadas do Poder Executivo (FCPE)”.

Desaparecimento

Montagem com fotos do indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips — Foto: TV Globo/Reprodução

De acordo com a União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), Bruno Araújo Pereira e Dom Phillips faziam uma viagem pelo Vale do Javari quando desapareceram, no trajeto entre a comunidade Ribeirinha São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte. Os dois iam visitar uma equipe de Vigilância Indígena, próximo ao Lago do Jaburu.

Segundo a Univaja, o jornalista ia realizar entrevistas com os indígenas. Eles chegaram ao local na noite da sexta-feira (3) e, na manhã do domingo (5), retornaram à cidade de Atalaia do Norte. No caminho, pararam na comunidade São Rafael, afirma a Univaja. Desde então, não deram mais notícias.

Na segunda-feira (6), uma força-tarefa composta pelas Forças Armadas, Força Nacional, Polícia Federal e órgãos de segurança locais começaram a realizar buscas e investigam o caso. Na terça (7), um homem foi preso e é considerado suspeito de envolvimento no desaparecimento.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Tutor é preso suspeito de matar o próprio pitbull após animal atacar cão da vizinha

2

Brasil

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

3

Brasil

Mãe e filha moram em McDonald’s há três meses; dupla é suspeita de calotes e foi condenada por injúria racial

4

Brasil

Morre o cantor Anderson Leonardo, ícone do grupo Molejo, aos 51 anos

5

Brasil

‘X’ alega ao STF que falha técnica permitiu divulgação de live por perfis bloqueados