Pressão

VÍDEO: garrafa com refrigerante congelado explode e assusta dona de casa

Garrafa estava em cima de uma bancada na cozinha e, depois de alguns minutos, ela explodiu.

Garrafa, Refrigerante, Explosão

Garrafa explodiu e assustou dona de casa (Foto: reprodução)

Já imaginou tirar uma garrafa PET do congelador para descongelar e ela explodir? Foi isso que aconteceu na casa de um morador de Brasília que gravou um vídeo.

As imagens mostram o objeto em cima de uma bancada na cozinha e, depois de alguns minutos, ela explode; o barulho é muito alto. O vídeo foi gravado por uma câmera de monitoramento da casa e mostra ainda o momento em que a garrafa voa e o líquido suja a parede e o chão.

O professor do curso de Física da Universidade Católica de Brasília Caio Costa diz que a explosão é o resultado de um processo físico, de solidificação – que é a mudança do estado líquido para o estado sólido.

“Quando a água sai do estado líquido para o estado sólido ela diminui a sua densidade e aumenta o volume. Com o passar do tempo, o volume vai aumentando e existe uma força muito alta dentro do recipiente que consegue explodir”, explica o professor .

O físico formado pela Universidade de Brasília (UnB), Emanuel Brandão, resume as etapas do processo:

  • Por conta da estrutura molecular e das ligações da água, ela expande ao ser congelada;
  • Com a formação dos cristais de gelo, uma estrutura rígida ocupa o lugar que antes era do líquido;
  • Uma pressão interna forte surge no recipiente e pode ou danificá-lo ou causar uma explosão.

Ou seja, a pressão dentro do objeto aumenta e ele explode. O fenômeno é comum e pode acontecer não só com garrafas PET, mas com outros materiais, como vidro – que pode causar estragos maiores.

“A estrutura destas [garrafas PET] é mais deformável do que a de garrafas de vidro. Mas, apesar disso, ainda podem ocorrer explosões utilizando garrafas de plástico”, diz Emanuel Brandão.

Com que tipos de líquido a explosão acontece?

A explosão pode ocorrer com qualquer líquido congelado, no entanto, o gás potencializa o fenômeno, como é o caso do refrigerante, segundo o físico Emanuel Brandão.

“Em geral qualquer líquido que contenha água está sujeito a esse tipo de ocorrência, somado a isso, líquidos que também contenham gás carbônico (CO2) como cervejas, refrigerantes e outros possuem mais propensão devido a tentativa de escape desse gás”, diz Brandão.

Quando é formado somente por água, na maioria das vezes, o líquido congelado não faz a garrafa explodir, mas sim, romper, como explica o professor Caio Costa.

“A explosão vem do fato de que o líquido tem gás. Quando o líquido não tem gás ele vai romper o recipiente, não vai explodir. O problema é quando tem muito gás, quando diminui o espaço que ele fica, ele quer se expandir”, explica o professor Caio Costa.

Bebidas com teor alcóolico mais baixo, como cerveja e vinho, também podem gerar explosão em garrafas, que geralmente são de vidro. O professor de química do ensino médio Alexandre Gomes de Brito, destaca que por terem uma maior quantidade de água, que tem a temperatura de fusão – líquido vira sólido – em 0°C, os líquidos podem estourar garrafas e latas ao congelarem.

“Já bebidas com maior teor alcóolico, como cachaça e vodka, não têm esse problema, já que a temperatura de fusão é -117°C e podem ser colocadas no congelador de casa”, diz o professor.

Dicas para evitar a explosão da garrafa:

Os professores dão algumas dicas para evitar a explosão da garrafa:

  • Controlar o tempo da garrafa no congelador: Não deixar o líquido congelar, retirar um pouco antes do congelador ou manter a temperatura do congelador em 0°C;
  • Evitar colocar garrafas cheias no congelador: Falta de espaço interno da garrafa colabora para maior pressão após o congelamento;
  • Se congelado, evitar o choque térmico: Depois de tirar do congelador, pode colocar na geladeira e somente depois tirar para consumo. Evitar de tirar do congelador direto para consumo;
  • Solução de gelo e sal: Se quiser gelar mais rápido a bebida, é possível colocar dentro de uma solução de gelo e sal, que abaixa a temperatura sem congelar a bebida.

Assista a explosão no vídeo abaixo:

Fonte: G1 Distrito Federal

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Quem é César Lattes, brasileiro injustiçado pelo Prêmio Nobel?

2

Brasil

Polícia Federal calcula mais R$ 600 mil em joias presenteadas a Bolsonaro após perícia

3

Brasil

CNU: decreto do governo prevê regras em caso de novo adiamento de provas

4

Brasil

VÍDEOS: meteoro ‘corta’ o céu em várias cidades do Nordeste, faz ‘noite virar dia’ e surpreende populares

5

Brasil

Governo avalia que Fortune Tiger pode ser liberado no Brasil e vai tentar bloquear acesso a sites do exterior