Pandemia

INSS prorroga suspensão de bloqueio de benefícios e prova de vida volta só em 2021

A interrupção não prejudica a rotina e obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária pagadora de benefícios.

INSS prorroga suspensão de bloqueio de benefícios e prova de vida volta só em 2021

A IN suspende, até 31 de janeiro de 2021, a exigência de recadastramento anual de aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis. — Foto:Reprodução

O governo federal prorrogou por mais dois meses, novembro e dezembro, a interrupção do bloqueio dos créditos de benefícios previdenciários por falta de realização da comprovação de vida aos beneficiários residentes no Brasil ou no exterior. A decisão já havia sido anunciada na sexta-feira (27), mas a Portaria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (30).

Segundo a portaria, a interrupção não prejudica a rotina e obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária pagadora de benefícios, devendo a comprovação de vida junto à rede bancária ser realizada normalmente.

Recadastramento

Também nesta segunda, a Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal publicou Instrução Normativa no DOU estabelecendo orientações sobre o processo de recadastramento de aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis.

A IN suspende, até 31 de janeiro de 2021, a exigência de recadastramento anual de aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis.

Segundo a norma, a suspensão não afeta o recebimentos dos proventos ou pensões pelos beneficiários.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Tutor é preso suspeito de matar o próprio pitbull após animal atacar cão da vizinha

2

Brasil

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

3

Brasil

Mãe e filha moram em McDonald’s há três meses; dupla é suspeita de calotes e foi condenada por injúria racial

4

Brasil

Morre o cantor Anderson Leonardo, ícone do grupo Molejo, aos 51 anos

5

Brasil

‘X’ alega ao STF que falha técnica permitiu divulgação de live por perfis bloqueados