Brasil

Terceiro dia de apagão no Amapá tem filas em postos de gasolina e procura por água potável

Estado está sem o fornecimento regular desde a noite de terça-feira (3). Gabinete de crise do Ministério de Minas e Energia foi montado e ministro Bento Albuquerque foi para o estado.

Terceiro dia de apagão no Amapá tem filas em postos de gasolina e procura por água potável

Procura por água em Macapá tem moradores retirando produto de um córrego. — Foto:Jorge Júnior/Rede Amazônica

O Amapá chega nesta quinta-feira (5) ao terceiro dia de apagão, com falta de energia em 13 dos 16 municípios do estado. O problema já impacta o atendimento de serviços básicos como comércios, telecomunicações e bancos. Não há previsão para o serviço ser restabelecido.

Desde as primeiras horas desta manhã, estabelecimentos que têm gerador de energia, como postos de combustível e supermercados, que estão com grandes filas, algumas com mais de um quilômetro. As pessoas também tentam estocar água potável e lotam locais que vendem água mineral.

A falha afeta o funcionamento das redes de telefonia fixo, móvel e de internet, que funcionam de maneira limitada. Hospitais funcionam por meio de geradores.

Terceiro dia de apagão tem filas em postos de gasolina e procura por água potável — Foto: John Pacheco/G1

O Ministério de Minas e Energia (MME) criou na quarta-feira (4) um gabinete de crise e enviou uma comitiva ao Amapá para supervisionar as medidas adotadas para o restabelecimento de energia elétrica no estado. O ministro Bento Albuquerque está no Macapá e vai dar uma entrevista coletiva nesta manhã sobre o assunto.

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) informou que “um problema na linha de transmissão do Sistema Interligado Nacional causou a interrupção do fornecimento de energia no estado” e que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) investiga as causas do problema.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Tutor é preso suspeito de matar o próprio pitbull após animal atacar cão da vizinha

2

Brasil

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

3

Brasil

Mãe e filha moram em McDonald’s há três meses; dupla é suspeita de calotes e foi condenada por injúria racial

4

Brasil

Morre o cantor Anderson Leonardo, ícone do grupo Molejo, aos 51 anos

5

Brasil

‘X’ alega ao STF que falha técnica permitiu divulgação de live por perfis bloqueados