Clima

Tornado de 117 km/h atinge casas e provoca prejuízos em Alagoas

Tornado chegou a provocar ventos de 117 km/h, segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas.

Tornado, Alagoas, Clima

Tornado deixou trilha de estragos em Alagoas (Foto: reprodução/X)

Um tornado atingiu a zona rural de Alagoas, causando danos em pelo menos dez residências. O fenômeno destelhou casas e causou prejuízos para moradores da região de Estrela de Alagoas, onde o fenômeno foi registrado nesta quinta-feira (22). Não há registro de feridos. O fenômeno é considerado incomum na região.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh-AL) confirmou se tratar de um tornado de pequena proporção. Na escala Fujita, que mede a intensidade do fenômeno, os registros foram de nível f0 – em casos desse tipo, os ventos atingem cerca de 117 km/h.

Vinicius Pinho, superintendente de Prevenção em Desastres Naturais no Estado, explicou, em nota, as características e razões do fenômeno.

Segundo ele, tornados são caracterizados por ventos ciclônicos que rotacionam em grande velocidade em volta de um centro de baixa pressão. O fenômeno se materializa quando seu funil toca o chão, conectando uma nuvem de tempestade ao solo.

“No caso do município alagoano, o cisalhamento do vento, que é a mudança na direção do vento e um aumento da velocidade com a altura, cria uma tendência de rotação horizontal na baixa atmosfera, essa mudança favorece o aumento da velocidade do vento”, afirmou Pinho.

Assista abaixo o vídeo do tornado:

Fonte: CNN Brasil

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Senado aprova suspensão da dívida do RS por três anos

2

Brasil

Petrobras contesta pedido de estudo feito pelo Ibama e volta a pressionar para exploração de petróleo na Foz do Amazonas

3

Brasil

Arroz importado terá logotipo do governo federal e preço máximo de R$ 4 por quilo

4

Brasil

Eduardo Leite pede desculpas após comentário sobre doações ao RS: ‘Não tive a intenção de inibir ou desprezar’

5

Brasil

Correios recebem doações para vítimas das enchentes e pede que população paraibana priorize doar itens secos