Brasil

Tradicional desfile de Sete de Setembro de Brasília é cancelado em meio à pandemia

O objetivo é evitar aglomerações tanto de militares na cerimônia como de civis nas arquibancadas em meio à pandemia do novo coronavírus.

Tradicional desfile de Sete de Setembro de Brasília é cancelado em meio à pandemia

Segundo assessores da pasta, será a primeira vez que o evento não será realizado na capital federal desde a ditadura militar. — Foto:Reprodução

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) — O Ministério da Defesa cancelou a realização neste ano do tradicional desfile de Sete de Setembro na Esplanada dos Ministérios, em Brasília.

Em portaria, publicada nesta sexta-feira (7) no “Diário Oficial da União”, o ministro Fernando Azevedo orientou as Forças Armadas a se absterem de participar de “quaisquer eventos comemorativos” como desfiles e paradas.

O objetivo é evitar aglomerações tanto de militares na cerimônia como de civis nas arquibancadas em meio à pandemia do novo coronavírus.

Segundo assessores da pasta, será a primeira vez que o evento não será realizado na capital federal desde a ditadura militar.

Nos últimos anos, o desfile se tornou um teste de popularidade para mandatários do Palácio do Planalto. Em momentos de baixa popularidade, presidentes evitavam o público geral para fugir de eventuais protestos.

No ano passado, mesmo diante de uma crise fiscal, o presidente Jair Bolsonaro aumentou o desembolso para promover a cerimônia cívica.

O contrato assinado pela gestão pública para a montagem e organização da cerimônia militar previa um custo de R$ 971,5 mil, 15% mais do que no ano anterior, em valores corrigidos pela inflação (IPCA).

Neste final de semana, o Brasil poderá chegar à triste marca de 100 mil mortos pelo novo coronavírus.

Nesta quinta-feira (6), o país registrou 1.226 novas mortes pela doença e 53.511 novos casos. O total de óbitos chegou a 98.644.

Os dados são fruto de colaboração inédita entre Folha, UOL, O Estado de S. Paulo, Extra, O Globo e G1 para reunir e divulgar os números relativos à pandemia do novo coronavírus.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

VÍDEO: Bolsonaro participa de motociata com apoiadores em Brasília

2

Brasil

MPT-PB resgatou 225 trabalhadores de trabalho análogo à escravidão em 2025 e empresas tiveram que pagar R$ 2 milhões em verbas rescisórias e danos morais

3

Brasil

Haddad diz que governo dos EUA está ‘aberto a conversar’ sobre tarifaço, mas Brasil prepara plano de proteção ao emprego

4

Brasil

Prefeito de Criciúma vira morador de rua

5

Brasil

Colisão entre duas carretas e carro bloqueia pista na BR-101, entre João Pessoa e Natal, e trânsito é desviado