Brasil

Tubarão de 2,26 metros é encontrado encalhado em praia do Paraná

Animal foi encontrado por moradores ainda vivo, em Guaratuba, com marcas de anzol, mas quando pesquisadores da UFPR chegaram ao local, tubarão já estava morto.

Tubarão de 2,26 metros é encontrado encalhado em praia do Paraná

Animal foi encontrado com uma marca de anzol, em Guaratuba. — Foto:Arquivo pessoal/Felipe Correa

Um tubarão foi encontrado encalhado em Guaratuba, no litoral do Paraná, na manhã desta quarta-feira (19).

De acordo com o Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o animal é um tubarão-mako de 2,26 metros.

Segundo o CEM, o animal estava vivo com marcas de anzol quando os pesquisadores foram chamados. Quando a equipe chegou ao local, no entanto, o tubarão já tinha morrido.

O animal foi recolhido pelos pesquisadores e encaminhado ao Laboratório de Ecologia e Conservação do centro, que vai pesquisar a causa da morte.

Tubarão-mako
De acordo com a coordenadora do laboratório, Camila Domit, o tubarão-mako é uma espécie altamente migratória. Por essa característica, é importante que o animal seja recolhido e pesquisado pelo laboratório.

“Estes animais são topo de cadeia e trazem informações super importantes sobre o ambiente, doenças, compostos químicos e contaminação química dos oceanos. Uma espécie de ampla migração como o mako é essencial para este tipo de análise”, disse a coordenadora.

Segundo Camila Domit, esta é uma espécie ameaçada pela atividade humana e pela degradação dos ecossistemas marinhos. “Ele depende de um ambiente conservado e de alta biodiversidade para que possa manter suas atividades vitais e sua qualidade de vida”, afirmou.

COMPARTILHE

Bombando em Brasil

1

Brasil

Tutor é preso suspeito de matar o próprio pitbull após animal atacar cão da vizinha

2

Brasil

Brasil retoma produção de insulina capaz de suprir demanda nacional

3

Brasil

Mãe e filha moram em McDonald’s há três meses; dupla é suspeita de calotes e foi condenada por injúria racial

4

Brasil

Morre o cantor Anderson Leonardo, ícone do grupo Molejo, aos 51 anos

5

Brasil

‘X’ alega ao STF que falha técnica permitiu divulgação de live por perfis bloqueados