Modelo de entrada e bem recheado

Ford lança oficialmente novo Ka

Ele foi revelado como protótipo, depois foi flagrado inúmeras vezes em testes. Em seguida, sendo revelado aos poucos.

Ford lança oficialmente novo Ka

Ele foi revelado como protótipo, depois foi flagrado inúmeras vezes em testes. Em seguida, sendo revelado aos poucos. E agora, a Ford exibe a versão final do hatch Ka, que chega às concessionárias em setembro com preços entre R$ 35.390 e R$ 39.990. Nessa faixa de preço, ele brigará com Volkswagen Gol, Fiat Palio, Chevrolet Onix, Renault Sandero, Nissan March e Hyundai HB20.

O Ka sedã, que se chamará Ka+ (pronuncia-se Ka mais), será lançado junto com o hatch, mas deve chegar às lojas aproximadamente um mês depois. Seus preços e versões, contudo, não foram divulgados. As duas versões, com motor de 1,0 litro e três cilindros, serão fabricadas em Camaçari (BA), assim como o EcoSport, ambos projetos globais desenvolvidos pela Ford no Brasil. A empresa, porém, ainda não divulga para quais países ele será exportado.

O Ka adotará a identidade dos novos modelos da marca, com a ampla grade trapezoidal, lembrando o irmão maior Fiesta. Atualmente, apenas o Focus não possui essa grade, além do Fiesta RoCam, um projeto antigo que, segundo a Ford, deixará de ser produzido gradativamente na fábrica baiana de Camaçari para dar lugar à nova geração do Ka. O Ka antigo, aliás, já não é produzido desde o final do ano passado.

A configuração de entrada do hatch será a SE, de R$ 35.390. Vem de série com ar-condicionado, direção elétrica progressiva, travas e vidros dianteiros elétricos, chave canivete, rodas de aço de 14” e som. O modelo conta ainda com um porta-objetos no topo do console central que permite prender o celular e usá-lo como GPS. Esta versão, que deverá representar 80% das vendas, pode ser equipada com o pacote Plus, que acrescenta vidros traseiros elétricos e o sistema multimídia SYNC com comandos de voz e controles no volante. Com ele, o preço do Ka sobe para R$ 37.390.

A topo de linha SEL custará R$ 39.990 e inclui, além dos itens citados, assistente de partida em rampa, controles de estabilidade e de tração, rodas de liga leve de 15”, computador de bordo, faróis de neblina, alarme, banco do motorista com ajuste de altura, pneus verdes, lanternas traseiras escurecidas e grade frontal com moldura cromada.

Retrovisores elétricos serão oferecidos como acessório em todas as versões, assim como câmera de ré e sistema multimídia com GPS (que não possui tela touch screen). Segundo a Ford, existirá a versão S, que não tem nem ar-condicionado, mas ela não estará à venda para o público geral nas concessionárias. Por isso, seu preço não foi divulgado.

Uma inovação que estará presente no modelo é um sistema de segurança que, em caso de acidente, se o celular estiver conectado ao sistema de som do carro, liga para o número de emergência e ativa o microfone localizado no teto para que você possa falar com o atendente. De acordo com a Ford, esse sistema será incorporado em todos os modelos da marca no prazo de um ano. Outro diferencial é um porta-objeto localizado na lateral no painel, escondido pela porta, que permite guardar itens de valor sem que fiquem expostos dentro do veículo.

O novo Ka estréia o motor 1.0 de três cilindros com duplo comando variável (na admissão e no escape), que rende 80 cv com gasolina e 85 cv com álcool. Por enquanto, o hatch terá apenas essa opção de motor, mas a Ford não descarta equipá-lo com o 1.5 do Fiesta, que também estará no sedã, no futuro. Mas não espere uma versão com o câmbio automatizado Powershift: segundo o Marketing da montadora, o público que quer motor maior, câmbio automatizado ou um kit esportivo vai migrar para o Fiesta. Por isso, esqueça a antiga versão Sport. O novo Ka terá apenas alguns acessórios estéticos, como adesivos.

O novo Ford Ka chega para atender a expectativa da fabricante de aumentar sua participação no mercado brasileiro, onde hoje ocupa a quarta posição. As expectativas da montadora americana é que o volume de vendas será de mais de 10 mil unidades mensais. No ano passado, o modelo vendeu, em média, 2.100 carros por mês. O objetivo da empresa é otimista e o Ka tem potencial para chegar lá. Ele possui visual moderno, bom conjunto mecânico e apresenta inovações no segmento. O problema que enfrentará será o preço elevado, que não fica muito distante dos concorrentes com os mesmos equipamentos. Só que eles possuem versões mais simples para quem não pode gastar tanto.

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