
Ele foi revelado como protótipo, depois foi flagrado inúmeras vezes em testes. Em seguida, sendo revelado aos poucos. E agora, a Ford exibe a versão final do hatch Ka, que chega às concessionárias em setembro com preços entre R$ 35.390 e R$ 39.990. Nessa faixa de preço, ele brigará com Volkswagen Gol, Fiat Palio, Chevrolet Onix, Renault Sandero, Nissan March e Hyundai HB20.
O Ka sedã, que se chamará Ka+ (pronuncia-se Ka mais), será lançado junto com o hatch, mas deve chegar às lojas aproximadamente um mês depois. Seus preços e versões, contudo, não foram divulgados. As duas versões, com motor de 1,0 litro e três cilindros, serão fabricadas em Camaçari (BA), assim como o EcoSport, ambos projetos globais desenvolvidos pela Ford no Brasil. A empresa, porém, ainda não divulga para quais países ele será exportado.
O Ka adotará a identidade dos novos modelos da marca, com a ampla grade trapezoidal, lembrando o irmão maior Fiesta. Atualmente, apenas o Focus não possui essa grade, além do Fiesta RoCam, um projeto antigo que, segundo a Ford, deixará de ser produzido gradativamente na fábrica baiana de Camaçari para dar lugar à nova geração do Ka. O Ka antigo, aliás, já não é produzido desde o final do ano passado.
A configuração de entrada do hatch será a SE, de R$ 35.390. Vem de série com ar-condicionado, direção elétrica progressiva, travas e vidros dianteiros elétricos, chave canivete, rodas de aço de 14” e som. O modelo conta ainda com um porta-objetos no topo do console central que permite prender o celular e usá-lo como GPS. Esta versão, que deverá representar 80% das vendas, pode ser equipada com o pacote Plus, que acrescenta vidros traseiros elétricos e o sistema multimídia SYNC com comandos de voz e controles no volante. Com ele, o preço do Ka sobe para R$ 37.390.
A topo de linha SEL custará R$ 39.990 e inclui, além dos itens citados, assistente de partida em rampa, controles de estabilidade e de tração, rodas de liga leve de 15”, computador de bordo, faróis de neblina, alarme, banco do motorista com ajuste de altura, pneus verdes, lanternas traseiras escurecidas e grade frontal com moldura cromada.
Retrovisores elétricos serão oferecidos como acessório em todas as versões, assim como câmera de ré e sistema multimídia com GPS (que não possui tela touch screen). Segundo a Ford, existirá a versão S, que não tem nem ar-condicionado, mas ela não estará à venda para o público geral nas concessionárias. Por isso, seu preço não foi divulgado.
Uma inovação que estará presente no modelo é um sistema de segurança que, em caso de acidente, se o celular estiver conectado ao sistema de som do carro, liga para o número de emergência e ativa o microfone localizado no teto para que você possa falar com o atendente. De acordo com a Ford, esse sistema será incorporado em todos os modelos da marca no prazo de um ano. Outro diferencial é um porta-objeto localizado na lateral no painel, escondido pela porta, que permite guardar itens de valor sem que fiquem expostos dentro do veículo.
O novo Ka estréia o motor 1.0 de três cilindros com duplo comando variável (na admissão e no escape), que rende 80 cv com gasolina e 85 cv com álcool. Por enquanto, o hatch terá apenas essa opção de motor, mas a Ford não descarta equipá-lo com o 1.5 do Fiesta, que também estará no sedã, no futuro. Mas não espere uma versão com o câmbio automatizado Powershift: segundo o Marketing da montadora, o público que quer motor maior, câmbio automatizado ou um kit esportivo vai migrar para o Fiesta. Por isso, esqueça a antiga versão Sport. O novo Ka terá apenas alguns acessórios estéticos, como adesivos.
O novo Ford Ka chega para atender a expectativa da fabricante de aumentar sua participação no mercado brasileiro, onde hoje ocupa a quarta posição. As expectativas da montadora americana é que o volume de vendas será de mais de 10 mil unidades mensais. No ano passado, o modelo vendeu, em média, 2.100 carros por mês. O objetivo da empresa é otimista e o Ka tem potencial para chegar lá. Ele possui visual moderno, bom conjunto mecânico e apresenta inovações no segmento. O problema que enfrentará será o preço elevado, que não fica muito distante dos concorrentes com os mesmos equipamentos. Só que eles possuem versões mais simples para quem não pode gastar tanto.