Perigo

Especialista explica como se proteger de crimes cibernéticos impulsionados pela Inteligência Artificial

O advogado alerta que o uso irresponsável de deepfakes, por exemplo, pode gerar crimes cibernéticos automatizados, promovendo prejuízos financeiros ou à imagem das pessoas.

especialista, Inteligência Artificial, proteção, crimes cibernéticos

A Inteligência Artificial pode contribuir para impulsionar crimes cibernéticos. (Foto: Reprodução)

O uso da Inteligência Artificial marca um grande passo na evolução tecnológica. Porém, esses recursos de inteligências artificiais também têm impulsionado a incidência dos crimes cibernéticos o que, segundo o advogado criminalista Romulo Palitot, merece atenção e alerta que o usuário da internet e da inteligência artificial deve estar atento para não ser alvo de golpes.

“A inteligência artificial trouxe novos tipos de ataque aos direitos do cidadão. O uso irresponsável de deepfakes, por exemplo, pode gerar ataques cibernéticos automatizados, promovendo prejuízos financeiros ou à imagem das pessoas”, comentou. Ele destaca que é cada vez mais necessário estar atento ao bom uso da IA.

Conforme o advogado, o Brasil tem, pelo menos, três importantes leis que garantem aos cidadãos direitos no mundo virtual: A Lei de Crimes Cibernéticos, o Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados. Essas leis, segundo ele, devem basear as garantias à privacidade e aos direitos básicos contra violações no ambiente digital.

Romulo Palitot também lembra que é necessária uma discussão sobre como ficarão, a partir de agora, o direito autoral ou o direito sobre patentes, por exemplo. “Esses são pontos fundamentais para que a sociedade possa garantir uma convivência mais harmoniosa com a inteligência artificial”, explicou.

Com assessoria.

IA pode impulsionar crimes cibernéticos. (Foto: Reprodução/Pixabay)

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

BR-101 entre Recife e João Pessoa é liberada, após caminhão tombar

2

Cotidiano

Caminhão tomba em trecho da BR-101 Sul e trânsito fica lento entre Recife e João Pessoa

3

Cotidiano

Motorista perde o controle e carro colide em poste na principal do Altiplano

4

Cotidiano

Quilo do pão francês chega a quase R$ 20 em João Pessoa; saiba onde é possível comprar mais barato

5

Cotidiano

Ponte das Três Ruas, nos Bancários, deve ser liberada para trânsito até o início de novembro