Perigo

Especialista explica como se proteger de crimes cibernéticos impulsionados pela Inteligência Artificial

O advogado alerta que o uso irresponsável de deepfakes, por exemplo, pode gerar crimes cibernéticos automatizados, promovendo prejuízos financeiros ou à imagem das pessoas.

especialista, Inteligência Artificial, proteção, crimes cibernéticos

A Inteligência Artificial pode contribuir para impulsionar crimes cibernéticos. (Foto: Reprodução)

O uso da Inteligência Artificial marca um grande passo na evolução tecnológica. Porém, esses recursos de inteligências artificiais também têm impulsionado a incidência dos crimes cibernéticos o que, segundo o advogado criminalista Romulo Palitot, merece atenção e alerta que o usuário da internet e da inteligência artificial deve estar atento para não ser alvo de golpes.

“A inteligência artificial trouxe novos tipos de ataque aos direitos do cidadão. O uso irresponsável de deepfakes, por exemplo, pode gerar ataques cibernéticos automatizados, promovendo prejuízos financeiros ou à imagem das pessoas”, comentou. Ele destaca que é cada vez mais necessário estar atento ao bom uso da IA.

Conforme o advogado, o Brasil tem, pelo menos, três importantes leis que garantem aos cidadãos direitos no mundo virtual: A Lei de Crimes Cibernéticos, o Marco Civil da Internet e a Lei Geral de Proteção de Dados. Essas leis, segundo ele, devem basear as garantias à privacidade e aos direitos básicos contra violações no ambiente digital.

Romulo Palitot também lembra que é necessária uma discussão sobre como ficarão, a partir de agora, o direito autoral ou o direito sobre patentes, por exemplo. “Esses são pontos fundamentais para que a sociedade possa garantir uma convivência mais harmoniosa com a inteligência artificial”, explicou.

Com assessoria.

IA pode impulsionar crimes cibernéticos. (Foto: Reprodução/Pixabay)

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

ALERTA: municípios da Paraíba podem ter ventos de até 60 km/h nesta quarta

2

Cotidiano

Meteoro que cruzou Nordeste foi visto do show de Simone Mendes: ‘achei que fosse um raio’

3

Cotidiano

Municípios da Paraíba podem ter ventos de até 60 km/h nas próximas horas

4

Cotidiano

Após anúncio de aumento da Petrobrás, preço da gasolina dispara e chega a R$ 6,19 em João Pessoa

5

Cotidiano

Inverno deve aumentar em 30% venda de material para reforma de telhado, prevê comércio