Procura-se um orelhão!

Extintos: Orelhão cai em desuso; média em JP é de 1 para cada 1.750 pessoas

Se a telefonia fixa caiu em desuso em virtude do aparecimento do celular, imagine os Orelhões. Já se vão mais de 40 anos desde que os primeiros "Orelhões" foram

Extintos: Orelhão cai em desuso; média em JP é de 1 para cada 1.750 pessoas

Se a telefonia fixa caiu em desuso em virtude do aparecimento do celular, imagine os Orelhões. Já se vão mais de 40 anos desde que os primeiros “Orelhões” foram instalados em caráter experimental nas principais capitais brasileiras. A realidade atual em João Pessoa é de um orelhão para mais de 1.750 pessoas. Atualmente é muito difícil encontra-lo nas ruas da cidade, sendo mais raro ainda encontrar comerciantes que vendem os cartões de créditos.

A Paraíba possui aproximadamente 18,5 mil telefones públicos, deste total cerca de 4 mil estão instalados em João pessoa, segundo a assessoria de comunicação da oi ” A migração do consumo de voz fixa (acesso individual ou telefone público) para voz móvel faz parte da evolução da telefonia em todo o mundo, inclusive no Brasil”.

Entre 2007 e 2011, a Oi registrou queda de aproximadamente 40% ao ano no consumo de créditos em seus orelhões – o que representa uma redução de 85% em todo este período.  Pesquisas realizadas pela companhia mostram que, atualmente, o uso do orelhão é esporádico. Em 2010, por exemplo, menos de 4% da população utilizavam os orelhões diariamente. Isto se deve, principalmente, à explosão do celular pré-pago, que, com o aumento da agressividade de ofertas, deixou de ser apenas receptor de ligações e se tornou grande originador de chamadas.

Além da redução dos orelhões em consequência do aumento de telefônica móvel, outro fator é o vandalismo que diariamente danifica os aparelhos. Em 2012, foram danificados mensalmente por atos de vandalismo, em média, 7 % dos orelhões instalados na Paraíba. No mesmo período, a companhia realizou a substituição de cerca de 90 campânulas dos orelhões por mês.

A Assessoria de Comunicação da oi afirma que “do total de orelhões que apresentam defeitos, 90% são em virtude de atos de vandalismo, principalmente por danos em leitora de cartões, monofone, teclado, pichações e colagem indevida de propaganda de empresas nas máquinas e protetores de fibra (orelhas)”.

Um projeto de telefonia para esse ano, já visando a Copa do Mundo é a instalação de orelhões com Wi-fi nas principais capitais brasileiras. Em Florianópolis está caráter experimental, os telefones de uso público (TUP) que oferecem acesso à internet por tecnologia wi-fi..

A instalação do serviço de wi-fi em telefones públicos faz parte da estratégia da rede Oi WiFi. Lançada em novembro de 2011, a rede tem o objetivo de atender à crescente demanda por acesso à internet móvel gerada pela popularização de smartphones e tablets.

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

Tribunal de Justiça da Paraíba recebe ação que pede inconstitucionalidade da lei do couvert artístico

2

Cotidiano

Mau tempo: avião com destino a João Pessoa sobrevoa capital, mas acaba pousando em Recife

3

Cotidiano

Arnaldo Monteiro revela projeto para triplicar trecho da BR-230 de Oitizeiro até o Hospital Metropolitano

4

Cotidiano

Novas regras do CFM ampliam recomendação para cirurgia bariátrica em relação ao peso e à idade; entenda

5

Cotidiano

João Azevêdo nega rompimento por “excesso de candidaturas” e diz que Progressistas e Republicanos estarão na chapa