Fiscalização

Procon apreende mais de 100 produtos infantis irregulares e autua cinco estabelecimentos, em João Pessoa

Conforme apurou o ClickPB, foram identificados 102 produtos com data de validade vencida ou sem data de fabricação.

Procon apreende mais de 100 produtos infantis irregulares e autua cinco estabelecimentos, em João Pessoa

O secretário do Procon-JP, Rougger Guerra, detalhou que secretaria inspeciona a aplicação de um check list de leis. — Foto:Divulgação/PMJP

Uma fiscalização da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor em lojas que comercializam brinquedos e artigos infantis em João Pessoa apreendeu ontem (03) mais de 100 produtos com irregularidades. Conforme apurou o ClickPB, foram identificados 102 produtos com data de validade vencida ou sem data de fabricação. De acordo com o Procon, ontem foi o primeiro dia das fiscalizações, que se estende até a próxima sexta-feira (06). 

O objetivo da operação é verificar se os produtos destinados ao público infantil estão em conformidade e sem apresentar algum tipo de irregularidade

Até o momento foram visitados 14 estabelecimentos e, desses, cinco foram autuados. Além de verificar os dados de segurança previstos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), a fiscalização olha, ainda, a aplicação da legislação para esse segmento do comércio, a exemplo da precificação dos produtos.

O secretário do Procon-JP, Rougger Guerra, detalhou que secretaria inspeciona a aplicação de um check list de leis, como as que garantem as especificações que devem conter nas embalagens e que são previstas pelo Inmetro.

“É imprescindível verificar, além do Selo de Qualidade do Inmetro, se o brinquedo traz na embalagem informações como a faixa etária a que se destina”, informou o secretário Rogger Guerra, do Procon-JP. 

Outra orientação do titular do Procon-JP é quanto às informações  virem escritas em língua portuguesa, ainda que o produto tenha sido fabricado no exterior.

“Alerto que as instruções de montagem e de uso que devem constar nas embalagens devem ser legíveis e compreensíveis. Se isso não ocorrer, é uma irregularidade”, avisa Rougger Guerra.

COMPARTILHE

Bombando em Cotidiano

1

Cotidiano

‘Caça aos esgotos’: operação da Sudema e Cagepa continua em João Pessoa e volta a fiscalizar orla do Cabo Branco

2

Cotidiano

Carreta quebra no meio da BR-101, interdita pista e provoca congestionamento, em Alhandra

3

Cotidiano

Sem trabalhadores: obras de triplicação da BR-230 têm aspecto de paralisação na Grande João Pessoa

4

Cotidiano

Senado aprova novo DPVAT com extra de R$ 15 bi no orçamento; veja votação da bancada paraibana

5

Cotidiano

Poste cai e deixa trânsito lento na região central de João Pessoa