O Escritório Mendonça, Salomão & Toscano, localizado em João Pessoa, foi o único da Paraíba indicado como uma das bancas mais admiradas do país em publicação do Anuário de Advocacia 2011 da revista Análise Editorial. A pesquisa abrangia 12 áreas do Direito, sendo realizada com base na opinião de diretores jurídicos das maiores empresas do Brasil.
A publicação também apresenta um ranking identificando o perfil de cada um dos 500 escritórios mais prestigiados nacionalmente, entre os quais constam, além do Escritório Mendonça, Salomão & Toscano, outras bancas renomadas, como a Pinheiro Neto, Siqueira Castro, Yves Gandra Martins, Machado, Meyer, Sendacz e Opice, Demarest e Almeida e Gouveia Vieira.
Para Geilson Salomão, um dos sócios do Mendonça, Salomão & Toscano, a designação do escritório no Anuário da Advocacia Brasileira chancela o trabalho desenvolvido há mais de uma década na Paraíba e aponta, invariavelmente, para a importância do advogado no Estado de Direito.
Delosmar Mendonça Jr. e Rodrigo Toscano de Brito, sócios do escritório juntamente com Geilson Salomão, também comentaram a indicação. Delosmar Mendonça afirmou que ela representa uma homenagem aos operadores do Direito que atuam na Paraíba. “A nossa presença representa a advocacia paraibana que é formada por profissionais de talento. Todos os advogados paraibanos foram homenageados”, disse.
O advogado Rodrigo Toscano destacou a credibilidade da revista: “Sermos citados em uma pesquisa séria, feita por uma revista nacionalmente reconhecida, como a Análise Advocacia 500, é um prêmio outorgado pela comunidade em que estamos inseridos a uma atuação técnica e fundada em preceitos éticos da nossa advocacia”.
Os três sócios do escritório possuem Doutorado em Direito pela PUC/SP e são docentes da Faculdade de Direito da UFPB e do UNIPE, além de atuarem profissionalmente em vários estados nas áreas de Direito Civil, Direito Tributário, Direito Eleitoral, Direito Trabalhista e Direito Administrativo. Criado há dez anos na Paraíba, o Escritório Mendonça, Salomão & Toscano é constituído por 15 advogados.
A pesquisa
Para realização da pesquisa, feita entre 29 de julho e 09 de setembro deste ano, a revista Análise Editorial contatou executivos de 1.489 companhias, dos quais 855 responderam às questões propostas pela publicação. As companhias e instituições selecionadas fazem parte da lista “Análise Editorial: As Maiores Empresas do Brasil”, que reúne empresas das quais o maior indicador é a receita líquida, além de outros grupos que contribuem para o desenvolvimento do país, como ONGs, instituições de representação de classe, institutos de pesquisa, auditores e fundos de pensão, entre outras entidades.