Comunicação

Mais de 20 aldeias indígenas no litoral norte da Paraíba devem receber internet banda larga com fibra óptica

Conexão de alta qualidade fortalece a educação, o comércio e o turismo em 29 aldeias no Litoral Norte da Paraíba.

Mais de 20 aldeias indígenas no litoral norte da Paraíba devem receber internet banda larga com fibra óptica

Mais de 20 aldeias indígenas no litoral norte da Paraíba devem receber internet banda larga com fibra óptica

Mais de 20 aldeias indígenas no litoral norte da Paraíba devem receber internet banda larga com fibra óptica. A provedora de banda larga fixa Giga+ Empresas, marca da Alloha Fibra, está levando internet para 29 aldeias localizadas nos municípios de Baía da Traição, Marcação e Rio Tinto, a 90 km de João Pessoa, no Litoral Norte da Paraíba.

Comprometidas com a promoção da inclusão digital, as empresas estão fornecendo conexão de alta qualidade e impactando positivamente cerca de 5 mil pessoas em comunidades indígenas do Nordeste, que se dedicam à agricultura, pesca e ecoturismo. Com a expansão da internet banda larga via fibra óptica, especialmente por meio de provedores de pequeno porte (ISPs), as operadoras regionais estão desempenhando um papel fundamental no crescimento socioeconômico dessas regiões.

De acordo com Fabio Abreu, vice-presidente da unidade de negócios B2B e Redes da Alloha Fibra, a Giga+ Empresas está comprometida em conectar regiões que historicamente tiveram maior dificuldade de acesso à internet.

“Estamos entusiasmados com esta parceria e os impactos positivos que ela traz para as comunidades. A conectividade tem alterado a dinâmica dessas aldeias, permitindo o desenvolvimento socioeconômico da região, promovendo mais oportunidades para a população. A iniciativa reforça nossa sólida presença no Nordeste, onde atendemos mais de 2.280 clientes no segmento de provedores regionais”, afirma Abreu.

Vinícios De França Soares, sócio diretor da Megatelecom da Paraíba, revela que a conectividade está gerando impactos positivos em diversos setores. Segundo ele, pousadas e estabelecimentos comerciais estão expandindo os negócios e a atraindo mais visitantes, até mesmo hóspedes que desejam trabalhar em regime de home office durante a estadia, além da ampla divulgação dessas regiões que eram pouco exploradas pelo turismo.

Já no setor de saúde, a transformação também tem sido significativa, postos de saúde agora têm a capacidade de realizar consultas online, permitindo que os pacientes acessem dados e recursos essenciais com maior agilidade. Na educação, o acesso a materiais educacionais e o uso de ferramentas de ensino online foram facilitados, promovendo um ambiente de aprendizado mais interativo e acessível.

“Nosso foco é proporcionar acesso à internet localmente. Com um anel de fibra óptica de 280 km, temos o objetivo ambicioso de atender todas as aldeias indígenas da região até o final de 2025. A MegaTelecom da Paraíba continua dedicada a expandir sua rede e a melhorar a vida das comunidades mais afastadas, proporcionando a todos os benefícios de um mundo cada vez mais digitalizado, com internet de alta qualidade e preços acessíveis”, assegura Vinícios.

Esses avanços mostram como a tecnologia pode impulsionar o desenvolvimento de comunidades, promovendo uma integração mais eficiente e uma melhor qualidade de vida. O papel dos ISPs na expansão da internet de fibra é fundamental para acelerar a digitalização em todo o país.

Aldeias indígenas

Do tronco Tupi, o povo Potiguara se concentra numa área do litoral norte paraibano, sendo o maior povo indígena do Nordeste brasileiro, com cerca de 17 mil pessoas em três municípios (Baía da Traição, Marcação e Rio Tinto), de acordo com os dados levantados pela Sesai, em 2022.

Os Potiguara são considerados um dos povos que possuem em seus históricos a característica de serem guerreiros e muito resistentes.

Sobre a Alloha Fibra

A Alloha Fibra é a terceira maior empresa em número de assinantes e extensão de fibra óptica do País e o maior player independente neste segmento. Com atuação em todo o País, está presente em 864 cidades brasileiras em 22 estados, reunindo 1,6 milhão de clientes no B2B e B2C.

A história da Alloha Fibra teve início em 2018, como um projeto promissor que se tornou um completo ecossistema de conectividade para pessoas e empresas. Hoje, com cerca de 5 mil colaboradores, atua sob uma única marca comercial: Giga+ Fibra, para o mercado consumidor, e a Giga+ Empresas voltada ao mercado B2B. O propósito da Companhia é conectar pessoas, negócios e ideias, contribuindo para a inclusão digital e social.

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Governo tem rombo de R$ 22,4 bilhões nas contas públicas em agosto, diz Tesouro Nacional

2

Economia

CDL Campina Grande projeta aumento de até 6% nas vendas no Dia das Crianças

3

Economia

Conta de energia elétrica fica mais cara a partir de hoje; bandeira vermelha entra em vigor

4

Economia

Banco Central comunica vazamento de dados cadastrais de mais de 53 mil chaves Pix

5

Economia

Outubro terá bandeira tarifária mais cara do sistema nas contas de luz