Cultura

Festa Literária de Dona Inês celebra Literatura e Educação no clima frio da serra paraibana

Este evento inédito promete transformar o município em um ponto de encontro para amantes da literatura e educadores, com uma programação que engloba mesas redondas, oficinas, lançamentos de livros e apresentações culturais.

Festa Literária de Dona Inês celebra Literatura e Educação no clima frio da serra paraibana

A pequena e aconchegante cidade de Dona Inês, localizada entre o brejo e o curimataú paraibano, será palco da arte e literatura entre os dias 2 e 5 de maio, com a realização da primeira edição da Festa Literária de Dona Inês (FLIDI).

Este evento inédito promete transformar o município em um ponto de encontro para amantes da literatura e educadores, com uma programação que engloba mesas redondas, oficinas, lançamentos de livros e apresentações culturais.

Sob o tema “Literatura e Educação para o desenvolvimento humano”, a FLIDI homenageia este ano a escritora Maria Valéria Rezende, uma figura emblemática da literatura contemporânea brasileira, cuja obra se entrelaça com os temas da educação e do ativismo social. “A FLIDI não é apenas um evento cultural, é uma afirmação de que Dona Inês é um território fértil para a educação e a literatura, capazes de inspirar e transformar comunidades”, afirma o Secretário de Turismo e Cultura, Josenildo Fernandes.

Este festival literário promete não apenas celebrar a literatura, mas também inspirar os participantes a considerarem o poder transformador da educação e da leitura no desenvolvimento humano e comunitário, é o que acredita a idealizadora idealizadora do projeto, a escritora e produtora cultural Valeska Asfora, que conheceu Dona Inês quando foi convidada à lançar o seu livro, lembra que além da riqueza natural e cultural da cidade, se surpreendeu com a quantidade de pessoas presentes ao evento e o interesse.

“Imediatamente me pareceu uma cidade com todas as condições para realizar um evento literário de maior porte, voltado a formação de leitores, a exemplo dos festivais literários que ocorreram na Paraíba até 2016/2017. Fiz a proposta ao secretário de Turismo e Cultura, Josenildo Fernandes que, prontamente compreendeu e aceitou a ideia”, lembra Valeska.

PROGRAMAÇÃO:
A festa começa na quinta-feira, dia 2, com um concurso de leitura no Ginásio José Eugênio, seguido pela cerimônia de abertura que contará com a presença de autoridades locais, representantes culturais e acadêmicos. Destaca-se a participação de representantes de instituições como SEBRAE-PB, Universidade Estadual da Paraíba e Universidade Federal da Paraíba, o que sublinha a importância do evento para a região.

Na noite de abertura, o público será convidado a refletir sobre a capacidade transformadora da leitura na mesa “Ler é voar para outros mundos”, que contará com a presença da própria homenageada, Maria Valéria Rezende, entre outros nomes de peso da literatura paraibana.

Os dias seguintes estarão repletos de atividades. Oficinas variadas prometem atrair públicos de todas as idades e profissões, desde a arte de fazer haicais até a contação de histórias e o empreendedorismo cultural. Uma das oficinas mais esperadas é a de literatura de cordel, que será ministrada por profissionais da UFPB no ambiente inspirador da Escola Maria da Paz.

O evento também será uma vitrine para lançamentos de livros e discussões acerca de temas contemporâneos na literatura, como a representação da mulher, a intersecção entre o rural e o urbano, e a influência da cultura nordestina. Cada mesa de debate foi cuidadosamente planejada para estimular o diálogo e a troca de ideias entre escritores, acadêmicos e o público.

O sábado à tarde promete ser um dos pontos altos da FLIDI com o espetáculo de teatro de bonecos “Tem boi no algodão”, seguido por uma performance do Coro da Câmara de Campina Grande. A noite de encerramento, no domingo, contará com um sarau literário, música ao vivo e o tradicional forró pé de serra, proporcionando um final festivo para a celebração literária.

Contatos:
Josenildo Fernandes – Secretário de Turismo Dona Inês (83) 98104-4780

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Desenrola: mais de 15 milhões de pessoas negociaram R$ 53 bilhões em dívidas, diz governo

2

Economia

Roberto Santiago anuncia nova expansão do Manaíra Shopping

3

Economia

Prazo de renegociação do Desenrola Brasil acaba hoje

4

Economia

10 erros cometidos na declaração do Imposto de Renda que levam à malha fina

5

Economia

Devedores têm último fim de semana para aderir ao Desenrola Brasil