Economia

Sistema de repartição causa mais suicídio do que o de capitalização, diz Guedes

A defesa das mudanças na aposentadoria foi feita em seminário realizado pelos jornais Correio Braziliense e Estado de Minas, em Brasília

Sistema de repartição causa mais suicídio do que o de capitalização, diz Guedes

Guedes rebatia críticas de que a adoção da capitalização pelo Chile levou a um aumento dos suicídios entre os idosos — Foto:Wilson Dias - Agência Brasil

O ministro Paulo Guedes (Economia) afirmou nesta quarta-feira (22) que o sistema de repartição da Previdência Social brasileira causa muito mais suicídio do que o de capitalização adotado no Chile.

A defesa das mudanças na aposentadoria foi feita em seminário realizado pelos jornais Correio Braziliense e Estado de Minas, em Brasília. Guedes rebatia críticas de que a adoção da capitalização pelo Chile levou a um aumento dos suicídios entre os idosos.

“Ah, mas no sistema chileno todo mundo se suicida…é mentira. Suicida-se mais no Brasil do que lá. O sistema de repartição causa mais suicídio do que o sistema de capitalização. Suicida-se mais aqui do que lá. E muito mais em Cuba, mais do que aqui e mais do que lá”, afirmou o ministro.

Guedes também atacou o que chamou de lobby contrário à reforma, realizado, segundo ele, por aqueles que têm dinheiro e querem manter os privilégios do sistema atual.

“É evidente que o lobby contra está aqui em Brasília, em torno do prédio [do jornal]. Não é o Brasil que está contra reforma da Previdência, é Brasília que está contra a reforma da Previdência”, afirmou. “E é importante entender isso. E tem dinheiro, tem dinheiro, muito dinheiro em publicidade contra, gente recebendo congressistas com faixa, mobilização para garantir privilégios usando os frágeis de escudo”.

Segundo o ministro, o discurso de que a reforma busca tirar dinheiro dos pobres é fake news. Ele defendeu as alterações nas regras previdenciárias como uma forma de “abrir os portões para um novo mundo de crescimento econômico, recuperando 10, 15, 20 anos de estabilidade fiscal.”

“Não há alternativa, o regime antigo quebrou, a Previdência antiga está condenada”, disse. “Sem reforma da Previdência, não há futuro. Qualquer que seja o governo, não vai prosperar.”

Ele cobrou um compromisso da sociedade para se sacrificar pelas gerações futuras. “Não pode encostar em ninguém no canto, nos militares, no Congresso”, disse. “Ou os contemporâneos se sacrificam, ou nós estamos empurrando a conta para filhos e netos.”

O ministro associou ainda a elevada taxa de criminalidade no país ao regime previdenciário atual, por ser uma “arma de destruição em massa de empregos”. “É um crime deixar um jovem dez anos desempregado, na rua. E, nas comunidades mais frágeis, onde há tráfico de drogas, crimes, etc, é um convite”, disse.

“Aí depois você se espanta por que tem 60 mil assassinatos todo ano no Brasil. É uma fábrica de criminosos. Aí quando vai ver, o que está por trás disso? A forma de financiamento dos fundos previdenciários.”

COMPARTILHE

Bombando em Economia

1

Economia

Aeroportos de João Pessoa e Campina Grande operam com aumento de 150% dos voos durante feriado da Semana Santa

2

Economia

João Pessoa deve ter até 90% da rede hoteleira ocupada durante feriado da Semana Santa

3

Economia

Governo prorroga Desenrola até 20 de maio

4

Economia

Montadora de motos elétricas e centro de distribuição vão investir R$ 100 milhões e gerar 500 empregos em Campina Grande

5

Economia

Inflação impacta Páscoa e itens relacionados à data aumentam até 39%