ENEM

Confira o que é permitido e o que é proibido durante o exame

Neste ano haverá, pela primeira vez, identificação biométrica dos estudantes. O objetivo é prevenir fraudes.

Confira o que é permitido e o que é proibido durante o exame

As salas onde ocorrem as provas já estão sendo preparadas. — Foto:Reprodução/Google

Após a rotina de estudos e em meio à ansiedade nos dias que antecedem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o estudante deve ficar atento ao material que precisa levar no dia da prova e ao que não é permitido durante a aplicação do exame.

Neste ano haverá, pela primeira vez, identificação biométrica dos estudantes. O objetivo é prevenir fraudes. As impressões digitais serão colhidas durante as provas.

Veja dicas do que levar para comer e beber durante o Enem

Confira abaixo os principais alertas e lembretes para não ser pego de surpresa e poder se concentrar na prova:

Documentos – O documento de identidade com foto é obrigatório para fazer o exame. Pode ser apresentada a carteira de identidade, a identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, as carteiras expedidas por ordens ou conselhos de classes validadas por lei, a carteira de trabalho, o certificado de reservista, o passaporte ou a carteira de habilitação. Se tiver perdido o documento, o estudante deve apresentar boletim de ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da prova.

Material – Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas. Outros materiais são proibidos, tais como lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, e anotações de qualquer tipo.

Eletrônicos – Não é autorizado o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos terão de ser colocados em um porta-objetos com lacre, que deverá ficar embaixo da cadeira até o final das provas.

Selfies – Nas últimas edições do Enem, candidatos foram eliminados por postar imagens da prova em redes sociais. É importante lembrar que o Ministério da Educação e outros órgãos do governo fazem o acompanhamento disso e podem fazer com que o aluno seja desclassificado.

Vestuário – Acessórios como óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares não são permitidos.

Armas – Fica proibido portar armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte. Se estiver com um desses objetos, eles deverão ser colocados no porta-objetos.

Comida e água – O Ministério da Educação informou que também haverá fiscalização dos lanches dos candidatos. Os fiscais de prova normalmente pedem que sejam removidos rótulos, ou que os alimentos sejam depositados em recipientes transparentes.

Passo a Passo

  1. Confira seus documentos e materiais antes de sair de casa. 
  2. Saia cedo. Mesmo que não dependa de transporte público, o trânsito próximo aos locais de prova fica complicado e lento. Sair com pelo menos duas horas de antecedência é ideal.
  3. Ao receber a prova, é importante que o estudante verifique se o caderno de questões e o cartão de respostas têm a mesma quantidade de itens e se não há defeito gráfico. É recomendado ler com atenção e conferir as informações no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação e na lista de presença.
  4. O aluno poderá deixar o local após duas horas do início da prova. Só é possível sair com o caderno de questões nos últimos 30 minutos antes do fim das provas. Caso descumpra qualquer uma dessas regras, será eliminado.

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Fies: termina nesta sexta-feira prazo para convocação da lista de espera

2

Educação

Censo 2022 aponta crescimento da alfabetização na Paraíba; estado tem segundo maior avanço da taxa no país

3

Educação

UFPB lança edital com quase 650 bolsas de R$ 700 em projetos de extensão; veja como participar

4

Educação

IEL abre 1,3 mil vagas de estágio com bolsas de até R$ 2,3 mil

5

Educação

UFPB publica edital de cadastramento obrigatório para candidatos aprovados no PSIG e PSTV 2024