Oportunidade

UFPB lança edital com quase 650 bolsas de R$ 700 em projetos de extensão; veja como participar

UFPB abre período de submissão das propostas começa na segunda-feira (20) e continua até o dia 10 de junho.

programa, bolsas, vagas, Brasil

Imagem ilustrativa (Foto: Angélica Gouveia)

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançou, nesta sexta-feira (17) um edital com 646 bolsas para participação de estudantes em projetos de extensão. As bolsas fazem parte do Programa de Bolsas de Extensão (Probex) e vão conceder R$ 700 por mês, durante 12 meses. 

Como visto pelo ClickPB, o período de submissão das propostas começa na segunda-feira (20) e continua até o dia 10 de junho, por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Os servidores docentes e técnicos-administrativos da UFPB com nível superior e em efetivo exercício estão aptos a submeter propostas de projetos. 

A submissão também pode ser realizada por docentes visitantes, estrangeiros e substitutos, bem como demais servidores em exercício provisório ou colaboração técnica, desde que o vínculo com a instituição e a vigência do projeto ocorram na mesma época. Nestes casos, outra exigência a ser cumprida é que outros professores ou técnicos-administrativos do quadro permanente da UFPB estejam cadastrados no projeto. 

Propostas serão analisadas pela UFPB

Após a submissão, as propostas vão passar, primeiramente, por uma apreciação de conformidade segundo as obrigatoriedades previstas no edital, a ser realizada no período de 12 a 17 de junho pela equipe de servidores da Proex, que divulgará, no dia 18 do mesmo mês, a lista das propostas aptas à próxima etapa.

Em seguida, essas propostas serão distribuídas, de 26 de junho a 10 de julho, para avaliação de mérito por avaliadores internos e externos, dentro da mesma área temática de atuação. Esses avaliadores levarão em consideração os indicadores descritos no edital, que estão agrupados em dois pilares: a caracterização da proposta como ação de extensão e sua estruturação como projeto. 

A UFPB vai divulgar o resultado preliminar dos projetos classificados, ou seja, com notas maiores ou iguais a 7, está previsto para 15 de julho. No dia seguinte a essa divulgação, os proponentes poderão solicitar a reconsideração desse resultado, que segue até o dia 17 do mesmo mês. 

O resultado definitivo dos projetos será divulgado na data prevista de 22 de julho. A distribuição das bolsas obedecerá à classificação obtida pelas propostas no processo de seleção, em ordem decrescente, sendo concedida uma bolsa a cada projeto. 

Depois da divulgação das propostas classificadas, terá início a fase de seleção dos estudantes bolsistas e voluntários, os quais deverão registrar, de 24 a 26 de julho, pelo SIGAA, o interesse em participar dos projetos. Cada discente poderá registrar interesse em até 3 projetos de extensão, contudo só poderá ser selecionado em apenas um projeto na condição de bolsista, sendo possível ainda ser voluntário em outro projeto. O processo seletivo dos bolsistas ocorrerá no período de 29 de julho a 6 de agosto. 

Assim como na edição anterior, o Probex 2024-2025 poderá contemplar a oferta de bolsas em empresas juniores que tenham projeto aprovado no edital. Nesse caso, a concessão da bolsa será permitida apenas a alunos comprovadamente de baixa renda ou hipossuficientes que tenham passado por avaliação socioeconômica em processos realizados pela Pró-reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape) da UFPB. 

Outra disposição que permanece é que o relatório final do discente, seja bolsista ou voluntário, será objeto de avaliação por nota pelo coordenador do projeto, a fim de que a carga horária empregada possa ser aproveitada para creditação da extensão nos currículos.

Com assessoria

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

UFPB aprova suspensão temporária e parcial do calendário acadêmico 2024.1

2

Educação

Lucro na Mesa: Sebrae promove workshop gratuito para empreendedores do segmento de alimentação

3

Educação

Greve dos professores da UFCG começa hoje, sem previsão para acabar

4

Educação

MEC suspende criação de cursos a distância até 2025 e fixa prazo para criar novas regras

5

Educação

Enem 2024: inscrições são prorrogadas até 14 de junho