Oportunidades

UFPB oferece 5 mil vagas em cursos gratuitos para especialização em enfermagem

Ao se inscrever, o candidato deve escolher a primeira opção de curso e selecionar uma segunda opção, para os casos de vagas remanescentes em outros cursos. 

UFPB cursos gratuitos especialização em enfermagem

Os candidatos devem ficar atentos. O período de inscrições vai de 8 a 15 de fevereiro. (Foto: Angélica Gouveia)

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou, na última sexta-feira (02), por meio do Centro Profissional e Tecnológico Escola Técnica de Saúde (CPT-ETS),  o terceiro edital de seleção simplificada para ingresso em cursos gratuitos do Programa de Especialização Técnica em Enfermagem (Pós-Tec). Nesta edição, estão sendo ofertadas cinco mil vagas de especialização totalmente gratuitas em 05 cursos, voltados para técnicos de enfermagem. O edital está no link e as inscrições devem ser feitas na plataforma Cofenplay de 8 a 15 de fevereiro.

O programa de especialização é realizado pelo CPT-ETS em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), que financia a iniciativa. As vagas serão distribuídas entre os cursos de Cuidado ao Paciente Crítico Adulto, Cuidado ao Paciente Crítico Neonatal, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Enfermagem em Urgência e Emergência e Cuidado ao Idoso na Perspectiva da Saúde Coletiva.

Ao se inscrever, o candidato deve escolher a primeira opção de curso e selecionar uma segunda opção, para os casos de vagas remanescentes.  A seleção acontece por ordem de inscrição e mediante a comprovação dos documentos solicitados no momento da aplicação.

A seleção é destinada a técnicos de enfermagem com certificado de curso técnico na área e registro ativo no respectivo Conselho Regional de Enfermagem (Coren), além de vínculo empregatício em estabelecimento de saúde. De acordo com a Diretora do CPT-ETS, professora Maria Soraya Pereira, o Pós-Tec já se consagrou como o maior programa de formação para técnicos de enfermagem do país. 

No ato da inscrição, o candidato deverá preencher o formulário eletrônico e a autodeclaração disponibilizados. Para finalizar a inscrição, será necessário anexar, até 27 de fevereiro, os seguintes documentos: certidão de quitação eleitoral, prova de quitação com o Serviço Militar para os brasileiros do sexo masculino e a declaração de vínculo empregatício como técnico de Enfermagem.

Para os candidatos que optarem pelos cursos de Cuidado ao Paciente Crítico Adulto, Cuidado ao Paciente Crítico Neonatal e Enfermagem em Centro Cirúrgico, será obrigatório o preenchimento da segunda parte do Anexo I, atestando a existência, na instituição de trabalho, dos setores necessários para execução da parte prática.

Cursos têm carga horária de 300 horas

Os cursos possuem carga horária de 300h. Deste total, 225h são realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e as 75h restantes constituem a prática profissional. O aluno ficará responsável pela busca do local da prática, podendo este ser o próprio ambiente de trabalho ou outro espaço devidamente pactuado para realização da vivência na área objeto de qualificação.

Segundo dados do Cofen, o Pós-tec conta com alunos em 3.955 municípios, número que simboliza cerca de 71% das cidades brasileiras.

No total, são aproximadamente 12 mil alunos matriculados no Pós-Tec. Os dois editais lançados anteriormente alcançaram a expressiva marca de mais de 120 mil candidaturas. A expectativa é de que, ao final do projeto, 50 mil técnicos de enfermagem sejam contemplados com uma das especializações ofertadas.

Com Assessoria

COMPARTILHE

Bombando em Educação

1

Educação

Inscrições para concurso da prefeitura de Alhandra com 427 vagas começam amanhã

2

Educação

Provas do Enem 2024 serão nos dias 3 e 10 de novembro; confira cronograma completo

3

Educação

Procon-PB abre seleção de estágio para 15 vagas imediatas e inscrições começam na próxima segunda-feira

4

Educação

UFPB envia, com o apoio dos Correios, aproximadamente 10 toneladas de donativos doados para o Rio Grande do Sul

5

Educação

Roberto Souza e secretária executiva da Educação dizem não ter dificuldades em comparecer à Assembleia Legislativa