
aplicativo e-Título: baixe nas Plataformas Android e iOS; formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (formato PDF): apresente preenchido nas mesas receptoras de votos ou de justificativas instaladas para essa finalidade nos locais divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais e pelos Cartórios Eleitorais (consulta a zonas eleitorais). Não é necessário anexar documentos que comprovem o motivo da ausência quando a justificativa for apresentada no dia da eleição. O histórico de justificativas eleitorais, contendo os respectivos pleitos em que a eleitora ou o eleitor estiveram ausentes, poderá ser consultado no aplicativo e-Título. O acesso ao aplicativo e-Título está disponível somente para quem está com o título eleitoral regular ou suspenso. No caso de utilização do Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), é necessário apresentar também um documento oficial de identificação com fotografia (e-Título, carteira de identidade, identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira nacional de habilitação, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei) no local de votação ou de recepção de justificativas. Esses documentos são aceitos ainda que expirada a data de validade.
Os eleitores tem até este sábado (5) para baixar o aplicativo do e-Título para usar como documento de identificação para votar no primeiro turno das Eleições Municipais de 2024. Como visto pelo ClickPB, votação acontece neste domingo (6).
O prazo é uma recomendação da Justiça Eleitoral, pois muitas pessoas estarão acessando o aplicativo e pode ocorrer instabilidade no dia do pleito.
O aplicativo do e-Título é gratuito e está disponível lojas de aplicativos Apple e Android.
Para conseguir votar com o título digital, o aplicativo deve conter a biometria, a foto do eleitor e deve estar atualizado.
O eleitor que não puder comparecer no dia da votação, também pode justificar a ausência através do e-Título.