20 minutos

Presidente do TRE-PB, Oswaldo Trigueiro, defende eleição unificada com mandatos de cinco anos e vê modelo atual como “experiência causticante”

De acordo com o desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, o tempo de cinco anos para exercer um mandato é suficiente “para que você deixe sua marca e seu ponto".

Presidente do TRE-PB, Oswaldo Trigueiro, defende eleição unificada com mandatos de cinco anos e vê modelo atual como “experiência causticante”

O desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, atual presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) defende a revisão das eleições e mudanças em relação aos mandatos políticos. Durante o 20 minutos com Clilson Júnior, o presidente do TRE-PB falou sobre o tema, que está sendo debatido no Congresso Nacional e dá sinais de novidades.

Em entrevista a Clilson Júnior, do ClickPB, o desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho declarou que é favorável a uma mudança e completou: “acho que é uma experiência muito causticante essa de eleições a cada dois anos. Você acaba uma eleição e já está pensando na outra”.

Apesar de destacar que o ciclo eleitoral é importante e que existe toda uma situação mercadológica a ser sustentada, o desembargador considera que o processo é desgastante. “Há uma coisa que agrega, mas é extremamente desgastante sob o ponto de vista da incerteza, insegurança
Eu entendo que é aquele governante que vai para uma reeleição. É complicado…”, avalia o presidente do TRE-PB.

Ainda de acordo com o desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, o tempo de cinco anos para exercer um mandato é suficiente “para que você deixe sua marca e seu ponto. Eu acho que nosso período é aquele, você dá sua contribuição. E tristes daqueles que pensam que podem se eternizar”. Outra observação feita pelo presidente do TRE-PB diz respeito às lideranças populares, que acabam sendo sufocadas no atual sistema eleitoral. “Você mata as lideranças. E a liderança do povo, que eclode dela, é muito forte. Sou adepto sim aos cinco anos de mandato”, ressalta o desembargador.

Ainda na entrevista concedida a Clilson Júnior o desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho falou sobre os julgamentos que aguardam definição na Justiça Eleitoral, como os processos da Operação Calvário e Indignus. O presidente do TRE-PB detalhou ainda questões administrativas da corte, que já se prepara para o próximo pleito. Oswaldo Trigueiro do Valle Filho ainda falou sobre a sua trajetória no Ministério Público e a carreira na magistratura, além de ressaltar a influência de seu pai, Oswaldo Trigueiro do Valle, que já foi prefeito de João Pessoa e ocupou cargos importantes na Paraíba.

Leia mais no ClickPB:

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Mersinho Lucena prioriza reeleição a deputado federal e se vê credenciado para permanecer na Câmara

2

Eleições

Mersinho Lucena afirma que Cícero só será candidato ao Governo se houver consenso: “principalmente de João Azevêdo”

3

Eleições

Expulso da Bolívia, advogado paraibano denuncia perseguição: “querem impedir eleição de Evo”

4

Eleições

Jackson Alvino demite Emerson Panta do cargo de secretário da Prefeitura de Santa Rita

5

Eleições

Gervásio Maia diz que conversa com João Azevêdo a fim de organizar o PSB para 2026: “tem que correr”