Eleições 2022

PT pede ao TSE prisão de ‘todos os envolvidos’ em descumprimento de ordem de Moraes

Presidente do TSE havia proibido Polícia Rodoviária Federal de fazer ações contra transporte público de eleitores, mas mais de 500 ocorreram, segundo um relatório interno da corporação.

PT pede ao TSE prisão de 'todos os envolvidos' em descumprimento de ordem de Moraes

Segundo um relatório de controle interno da própria PRF, mais de 500 operações foram desencadeadas para fiscalizar ônibus de eleitores. — Foto:Reprodução

A campanha de Lula (PT) pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste domingo (30) a prisão de “todos os envolvidos” no descumprimento da ordem do ministro Alexandre de Moraes que impede operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) contra o transporte público de eleitores.

Moraes impediu as operações no sábado, a pedido de um deputado do PT, que acusou o governo e o Ministério da Justiça de usarem as polícias federais para beneficiar a candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na manhã do domingo (30), entretanto, mesmo após a determinação do TSE, as operações foram desencadeadas em vários estados do país, segundo relatos dos eleitores nas redes sociais. O diretor-geral da PRF, Silvanei Vasques, declarou voto em Bolsonaro no sábado (29).

Segundo um relatório de controle interno da própria PRF, mais de 500 operações foram desencadeadas para fiscalizar ônibus de eleitores.

A campanha de Bolsonaro é contra a ampliação da oferta de transporte público para eleitores, e chegou a entrar com um pedido no STF contra uma decisão do ministro Luís Roberto Barroso que obrigava estados e municípios a manter a oferta de transporte público em 2 de outubro, dia do primeiro turno.

Posteriormente, o STF autorizou estados e municípios a oferecer transporte público de graça. Segundo um levantamento do Idec, cerca de 300 cidades vão ter transporte público gratuito neste domingo de segundo turno.

COMPARTILHE

Bombando em Eleições

1

Eleições

Major Sidnei alega insegurança partidária e perseguição de Gervásio Maia após deixar o PSB

2

Eleições

Exclusivo: Gleisi convoca reunião urgente com Cartaxo, Cida, Jackson, Tulio e Couto para definir eleição em JP

3

Eleições

Murilo Galdino nega ida de Romero Rodrigues ao Republicanos: “não é mais real e deve permanecer no Podemos”

4

Eleições

Lideranças do PL e do Novo se reúnem em João Pessoa para discutir alianças para eleições

5

Eleições

Advogado explica regras para Inteligência Artificial nas Eleições: “intenção da Justiça Eleitoral é evitar abusos e desequilíbrio desproporcional”