
O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) está com inscrição aberta para o encargo de professor do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) em Campina Grande e Guarabira. A inscrição pode ser feita por pessoal externo ao IFPB que comprove adequação ao perfil da disciplina.
Há vagas para pessoas com formação em Letras (Francês, Espanhol, Língua Portuguesa), Administração, Direito, Comunicação, Ciências Contábeis, Matemática, Enfermagem, Biologia, Estética, Farmácia, Informática, Sociologia, Libras, Turismo, Psicologia, Educação Artística, Gastronomia, Filosofia, Gestão Comercial, Educação Física, entre outras. Para os cursos na área de Estética, os profissionais com experiência e capacitações comprovadas podem se inscrever. O perfil de cada disciplina é descrito no anexo de vagas.
O pagamento é através de bolsa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no valor de R$ 50 por hora-aula. Para quem não é servidor público pode haver desconto de impostos. A atuação é em cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) que tem duração média de três meses.
Em Campina, são 28 disciplinas divididas entre os cursos de Organizador de Eventos, Assistente de Produção, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Pessoal, Auxiliar de Recursos Humanos, Cabeleireiro Assistente e Manicure e Pedicure. Além do Campus Campina Grande do IFPB, há cursos a serem ministrados também nas Unidades Remotas de Queimadas, Lagoa Seca, Remígio e Montadas. A seleção foi aberta agora e a inscrição pode ser feita até dia 18. O edital e os anexos a serem preenchidos estão disponíveis nesse link: http://ifpb.edu.br/reitoria/pro-reitorias/proext/editais/ano-2014/publicados-em-fevereiro/edital-n.o-035-2014
Em Guarabira, a inscrição começou dia 30 e termina em 13 de fevereiro. O edital e os anexos estão nesse link. http://www.ifpb.edu.br/reitoria/pro-reitorias/proext/editais/ano-2014/publicados-em-janeiro/edital-n.o-025-2014/ Estão previstas aulas em comunidades rurais e também em outros municípios da região como Belém, Tacima, Duas Estradas, Riachão, Dona Inês, Jacaraú, Pilões, Solânea, Lagoa de Dentro, Itapororoca, e Sertãozinho. São mais de 300 vagas. Entre os cursos estão o de Agente de Desenvolvimento Cooperativista, Secretaria Escolar e Auxiliar de Recursos Humanos.
É preciso ficar atento para protocolar a documentação adequada que comprove o que foi colocado na ficha de inscrição a fim de efetivar a pontuação. Não são aceitas inscrições pelos Correios, mas outra pessoa pode protocolar o material desde que conste a assinatura do candidato onde é requerida.
Quem não comprovar experiência docente mínima de um ano na área ou curso de Licenciatura pode ser chamado a fazer a prova de desempenho didático-pedagógica. Quem comprovar já terá o tempo de serviço pontuado e deve aguardar o resultado preliminar com a lista de classificação.