
Guitarrista da banda The Smiths, Andy Rourke — Foto:Reprodução
O baixista do grupo The Smiths, Andy Rourke, morreu aos 59 anos, vítima de câncer de pâncreas. A informação foi divulgada, nesta sexta-feira (19), por Johnny Marr, guitarrista da grande banda britânica de rock independente dos anos 1980.
“Com profunda tristeza anunciamos o falecimento de Andy Rourke após uma longa doença com câncer de pâncreas”, escreveu o integrante da banda Johnny Marr, no Twitter (veja na publicação abaixo).
It is with deep sadness that we announce the passing of Andy Rourke after a lengthy illness with pancreatic cancer.
Andy will be remembered as a kind and beautiful soul by those who knew him and as a supremely gifted musician by music fans.
We request privacy at this sad time pic.twitter.com/KNehQxXoFz
— Johnny Marr (@Johnny_Marr) May 19, 2023
No Instagram, Marr ainda compartilhou uma série de imagens em que os dois aparecem juntos nos palcos, e contou que os dois se conheceram em 1975, no período escolar. “Nós éramos melhores amigos e fazíamos tudo juntos”, escreveu.
A banda inglesa The Smiths se formou em 1982. Além de Andy Rourke e Johnny Marr, o grupo ainda formado por Morrisey e Mike Joyce.
Rapidamente eles se tornaram uma das bandas mais influentes da década de 1980 com álbuns como “The Queen is Dead”, lançado em 1986, e hits como “Heaven Knows I’m Miserable Now”, “Girlfriend In A Coma”, “Panic”, “Ask me” e “How soon is now?”. Em 1987, o quarteto se dissolveu.
Com o fim do grupo Rourke também tocou com os Pretenders, Sinead O’Connor e o Freebass.
Batalha judicial
Com dificuldades financeiras enquanto travava uma batalha contra o vício em heroína, Rourke processou, ao lado do baterista Mike Joyce, o guitarrista Marr e o vocalista e compositor Morrissey por uma parcela maior dos direitos autorais após a separação. Marr e Morrissey eram os compositores das faixas da banda.
Um acordo foi alcançado e a amizade com Marr sobreviveu ao processo ao longo dos anos. Tanto que o guitarrista convocou Rourke para se apresentar com sua banda em uma apresentação no Madison Square Garden, em setembro de 2022.
Morrissey, no entanto, passou a adotar um discurso cada vez mais reacionário. Em 2019 ele apareceu em um programa de televisão americano com um símbolo de um partido britânico de extrema-direita.
O cantor foi muito virulento a respeito dos ex-colegas de banda, antes de adotar um tom mais conciliador em sua autobiografia publicada em 2013.
Em 2007, Morrissey chegou a recusar uma proposta de US$ 75 milhões para uma série de apresentações que reuniria a banda.
Trinta anos após o término da banda, em 2017, o álbum “The Queen is Dead” ganhou uma edição especial e foi relançado com algumas faixas adicionais, incluindo algumas gravadas para o álbum “Live in Boston”, que não chegou a ser lançado.

Guitarrista da banda The Smiths, Andy Rourke se apresentou como DJ em Nova York, em outubro de 2014 — Foto: Mike Coppola / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP

The Smiths — Foto: Divulgação