SBGames 2019

Game de terror desenvolvido na Paraíba é finalista em evento internacional

O game de terror 'Helpless' está concorrendo nas categorias Melhor Jogo de Estudante e Melhor Narrativa no maior evento acadêmico sobre games da América Latina

Game de terror desenvolvido na Paraíba é finalista em evento internacional

Jogado em primeira pessoa – onde se enxerga a partir do ponto de vista do protagonista –​, o Helpless também traz elementos sobre viagens no tempo, segundo o desenvolvedor — Foto:Reprodução

Um jogo de terror desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pelo designer de games Tácitto Mariano, formado em 2018 em Jogos Digitais pela Unifacisa, em Campina Grande, foi indicado como finalista nas categorias Melhor Jogo de Estudante e Melhor Narrativa no SBGames 2019, o maior evento acadêmico sobre games da América Latina.

Chamado Helpless, o game conta a história de um homem em busca de respostas sobre a morte de sua mulher, solucionando mistérios em uma casa macabra. 

O SBG 2019 acontecerá entre os dias 28 e 31 de outubro, no Rio de Janeiro, e reunirá pesquisadores, estudantes e empresários de vários países.

Tácitto revela boas expectativas para as finais do SBGames e relembra de onde surgiu a inspiração para criar o jogo. “A expectativa está boa, espero levar ao menos uma das categorias que estou concorrendo. É um reconhecimento por todo o esforço e trabalho que tive na construção do jogo, e ser indicado como finalista em um evento desse porte é uma grande realização. O Helpless é um jogo de terror, no qual me baseei em jogos clássicos do gênero como P.T. e Layers of Fear”, diz.

Jogado em primeira pessoa – onde se enxerga a partir do ponto de vista do protagonista –, o Helpless também traz elementos sobre viagens no tempo, segundo o desenvolvedor. “Abordei a temática da transição temporal. Na casa onde o personagem tenta solucionar os mistérios, um objeto mágico o faz viajar 20 anos no passado para enfrentar as lembranças de algo muito ruim que ele fez”, explica.

Nascido no Ceará, Tácitto conta o motivo de ter mudado para Campina Grande e estudado na Unifacisa. “Recebi ótimas indicações que o curso de Jogos Digitais da Unifacisa era uma referência na área aqui no Nordeste. Ter me formado com certeza é um impulso na minha carreira, pois sai com muitas habilidades e pronto para encarar o mercado de trabalho. A estrutura da faculdade, os professores e laboratórios são grandes diferenciais”.

Coordenador do curso de Jogos Digitais da Unifacisa, Rodrigo Motta também comemorou as indicações do Helpless no festival. “O SBGames é um dos principais eventos de desenvolvimento de games do Brasil e com certeza o principal evento para estudantes de jogos digitais. O curso da Unifacisa tem ao longo dos anos uma participação muito efetiva no evento, com oito premiações, incluindo melhor jogo, jogo educativo, voto popular entre outros. Estamos bem satisfeitos com as indicações, pois elas mostram que, ano após ano, nossa produção continua relevante em nível nacional”, afirma o professor.

COMPARTILHE

Bombando em Games

1

Games

Câmara aprova Marco Legal dos Games, proposta que regulamenta indústria de jogos eletrônicos no Brasil

2

Games

Encontrada carta de Magic: the Gathering inspirada em O Senhor dos Anéis avaliada em US$ 2 milhões

3

Games

Reino Unido bloqueia aquisição da Activision pela Microsoft

4

Games

Clarity, narradora de eSports, morre aos 24 anos

5

Games

Gamer compra todos os jogos de Wii U e Nintendo 3DS após anúncio de encerramento permanente de venda