Finalizado

Magic Castle: game para PlayStation é lançado após 23 anos ‘de atraso’

RPG japonês foi desenvolvido para rodar no primeiro console da Sony, mas acabou nunca publicado oficialmente.

Magic Castle: game para PlayStation é lançado após 23 anos 'de atraso'

Jogo para PS1 é lançado com 20 anos de atraso. — Foto:Reprodução/PIROWO

Magic Castle finalmente foi lançado. O RPG foi projetado em 1998 por um pequeno grupo de desenvolvedores japoneses, com lançamento planejado para PlayStation 1 (PS1) ainda naquele ano. Antes do final do seu desenvolvimento, no entanto, o jogo acabou engavetado. 

Agora, mais de vinte anos após o início de sua produção, o game finalmente chega ao clássico console da Sony — ou, pelo menos, aos usuários que ainda emulam a antiga plataforma.

Recentemente, um dos membros do projeto, PIROWO, encontrou os arquivos originais e o código fonte do título e decidiu trabalhar para finalizar o game. Apesar da idade, o RPG chama a atenção por conter diversos elementos de jogo bastante avançados para a época, como interface customizável e trilha sonora dinâmica, que se adequa ao clima da ação.

O desenvolvedor compartilhou, ainda, um vídeo de gameplay com quase 10 minutos, que foi usado para tentar vender o jogo a publicadores na época. Segundo o próprio PIROWO, a Sony havia se interessado muito pelo RPG, mas, após uma negociação, terminou sugerindo que o time abandonasse o projeto para trabalhar em um outro título, o que acabou nunca acontecendo.

Sem citar o nome da gigante japonesa, durante uma entrevista ao portal Net Yaruze Europe, PIROWO comentou que o projeto esteve muito próximo de ser abraçado por uma “empresa muito famosa por publicar RPGs japoneses”. Segundo o desenvolvedor, infelizmente o acordo não avançou, fazendo com que Magic Castle nunca fosse lançado para o PS1.

A versão jogável de Magic Castle já está disponível para download gratuito. Para rodar o game, é necessário usar um software emulador de PlayStation 1. O desenvolvedor prometeu, também, patches de atualizações ao game, como suporte para quatro jogadores simultâneos (que era um dos destaques do jogo, quando foi idealizado) e uma tradução completa, por exemplo. 

Caso esteja interessado em baixar o RPG, acesse aqui

COMPARTILHE

Bombando em Games

1

Games

Encontrada carta de Magic: the Gathering inspirada em O Senhor dos Anéis avaliada em US$ 2 milhões

2

Games

Reino Unido bloqueia aquisição da Activision pela Microsoft

3

Games

Clarity, narradora de eSports, morre aos 24 anos

4

Games

Gamer compra todos os jogos de Wii U e Nintendo 3DS após anúncio de encerramento permanente de venda

5

Games

Gol antológico de Pelé na Copa de 58 é recriado em animação de videogame retrô; vídeo