Games

Microsoft anuncia compra da Activision Blizzard

Empresa responsável por jogos como Call of Duty e World of Warcraft enfrentou diversas denúncias de assédio e discriminação.

Microsoft anuncia compra da Activision Blizzard

A Microsoft absorve a Activision Blizzard, com todas as suas franquias. — Foto:Reprodução/Twitter

A Microsoft anunciou nesta terça-feira (18) a compra da Activision Blizzard, empresa responsável por jogos como Call of Duty e World of Warcraft.

O valor para a aquisição, de acordo com repórteres do Wall Street Journal e Bloomberg, é próximo dos US$ 70 bilhões.

Em comunicado, a Microsoft afirmou que a aquisição “vai acelerar o crescimento da parte de jogos da Microsoft, incluindo mobile, PC, console e nuvem”.

“Hoje é um momento histórico. Estamos empolgados em anunciar que as franquias renomadas mundialmente e pessoas talentosas da Activision Blizzard vão se juntar ao time Xbox!”, diz o pronunciamento oficial.

“Os criadores de Call of Duty, Warcraft, Candy Crush, Tony Hawk, Diablo, Overwatch, Spyro, Hearthstone, Guitar Hero, Crash Bandicoot, StarCraft e mais se juntam ao Team Xbox”, diz comunicado.

“Como uma equipe, estamos em uma missão de estender a felicidade e comunidade de games a todos no planeta. Sabemos que gaming é a forma mais vibrante e dinâmica do entretenimento mundial e vivenciamos o poder da conexão social e amizades que games possibilitam”, diz Phil Spencer, executivo da equipe Xbox.

Com a compra, a Microsoft adquire a “Activision Publishing, Blizzard Entertainment, Beenox, Demonware, Digital Legends, High Moon Studios, Infinity Ward, King, Major League Gaming, Radical Entertainment, Raven Software, Sledgehammer Games, Toys for Bob, Treyarch e toda equipe na Activision Blizzard”.

Spencer aponta que, enquanto a compra não é finalizada, as duas empresas continuarão operando independentemente. Uma vez que a transação for concluída, a Activision Blizzard reportará a ele, CEO da Microsoft Gaming.

Ele conta que, com a nova parceria, mais jogos da Activision Blizzard serão oferecidos no catálogo do Xbox Game Pass, tanto para consoles quanto para PC. A compra também “acelerará” os planos da empresa quanto ao Cloud Gaming.

A compra da Activision Blizzard vem em meio aos escândalos atrelados à empresa. Entre eles estão diversos processos por má conduta sexual, discriminação de gênero e mais. Os funcionários da empresa estão em contínuas greves em busca de melhorias de condições de trabalho, enquanto a liderança da companhia tentava desestimulá-los de se aliarem a um sindicato.

Phil Spencer não fez nenhum comentário direto sobre a atual situação e escândalos na Activision Blizzard. No entanto, ele parece, indiretamente, citar que busca melhorar as condições por lá: “Como uma empresa, a Microsoft está comprometida à nossa jornada para inclusão em todo aspecto dos games, entre funcionários e jogadores. Valorizamos profundamente as culturas individuais dos estúdios. Também acreditamos que sucesso criativo e autonomia andam lado a lado com tratar cada pessoa com dignidade e respeito. Todos os times e todos os líderes estão cientes desse compromisso. Procuramos estender nossa cultura de inclusão proativa nas grandes equipes da Activision Blizzard.”

Antes da compra e diante das revelações sobre a situação na Activision Blizzard, Spencer havia dito que estava “perturbado e profundamente incomodado” pelos acontecimentos.

COMPARTILHE

Bombando em Games

1

Games

Encontrada carta de Magic: the Gathering inspirada em O Senhor dos Anéis avaliada em US$ 2 milhões

2

Games

Reino Unido bloqueia aquisição da Activision pela Microsoft

3

Games

Clarity, narradora de eSports, morre aos 24 anos

4

Games

Gamer compra todos os jogos de Wii U e Nintendo 3DS após anúncio de encerramento permanente de venda

5

Games

Gol antológico de Pelé na Copa de 58 é recriado em animação de videogame retrô; vídeo