Games

Pela primeira vez jogo de videogame desenvolvido para ajudar crianças com TDAH pode ser prescrito como “medicamento” nos EUA

Segundo fabricante, um terço das crianças não tiveram mais um déficit de atenção mensurável, depois de brincar por 25 minutos por dia, cinco dias por semana

Pela primeira vez jogo de videogame desenvolvido para ajudar crianças com TDAH pode ser prescrito como "medicamento" nos EUA

O jogo é chamado de EndeavorRX pelos desenvolvedores Akili Interactive e visa melhorar a atenção de crianças de oito a 12 anos diagnosticadas com TDAH — Foto:Divulgação

Um novo jogo para celular, projetado para ajudar crianças com TDAH a controlar seus sintomas, pode ser comercializado e prescrito como “medicamento” nos EUA. É a primeira vez que um game foi aprovado como tratamento terapêutico pelo FDA (Food and Drug Administration), agência que controla a aprovação de medicamentos nos Estados Unidos. Chamado de EndeavorRX, o game foi desenvolvido pela empresa Akili Interactive e visa melhorar a atenção de crianças de 8 a 12 anos diagnosticadas com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A condição atinge mais de quatro milhões de crianças nos EUA. 

Segundo informações do Daily Mail, foram sete anos de testes clínicos antes que o FDA finalmente permitisse que o jogo fosse prescrito pelos médicos como uma forma de tratamento médico. Segundo pesquisa dos fabricantes, um terço das crianças tratadas com EndeavorRX “não tiveram mais um déficit de atenção mensurável’, depois de brincar por 25 minutos por dia, cinco dias por semana.

“Para crianças que vivem com TDAH, melhorar sua capacidade de se concentrar e resistir à distração é fundamental para o seu funcionamento e desempenho diário na escola”, disse Elysa Marco, neurologista infantil cognitivo e comportamental e que fez parte dos estudos com o game. 

A empresa diz que um terço das crianças tratadas com EndeavorRX ‘não tiveram mais um déficit de atenção mensurável’ depois de brincar por 25 minutos por dia, cinco dias por semana (Foto: Divulgação)

“Com base nos benefícios que meus participantes e pacientes da pesquisa experimentaram, estou emocionada que o EndeavorRx esteja mudando do laboratório para a clínica para desempenhar um papel essencial como parte de um plano de tratamento abrangente para crianças com TDAH”, disse ela. Já Jeffrey Shuren, diretor do Centro de Dispositivos e Saúde Radiológica, do FDA, disse que: “O dispositivo EndeavorRx oferece uma opção não medicamentosa para melhorar os sintomas associados ao TDAH em crianças.”

O EndeavorRX é um jogo para evitar obstáculos e coletar alvos. O efeito colateral mais comum, relatado pelos participantes dos ensaios clínicos realizados por médicos contratados pela Akili,  foi frustração e dor de cabeça. O software ainda não está disponível, mas será prescrito apenas como parte de um pacote Akili Care mais amplo, incluindo um aplicativo de rastreamento e suporte móvel para cuidadores. “A liberação do EndeavorRx marca o culminar de quase uma década de pesquisa e desenvolvimento”, disse Scott Kellogg, vice-presidente sênior de dispositivos médicos da Akili.

COMPARTILHE

Bombando em Games

1

Games

Paraibana Michelle Ramalho poderá ser a primeira mulher vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol

2

Games

Senado deve votar liberação de cassinos e jogos de azar; projeto prevê R$ 22 bilhões em arrecadação anual

3

Games

Festival de pipas gigantes acontece nesta sexta-feira, na praia de Cabo Branco, em João Pessoa

4

Games

Governo do Estado monta estande interativo e promove jogos indies no Imagineland

5

Games

Christian Chávez, do RBD, vem a João Pessoa este mês; confira data