Games

Reino Unido bloqueia aquisição da Activision pela Microsoft

Decisão ocorreu após órgão regulador considerar que o negócio prejudicaria a concorrência de jogos, principalmente no segmento de nuvem; empresas disseram que vão recorrer.

Reino Unido bloqueia aquisição da Activision pela Microsoft

A Microsoft disse em comunicado que continua totalmente comprometida com a aquisição e que vai recorrer da decisão. — Foto:Reprodução

O acordo para comprar a empresa de videogames Activision Blizzard pela Microsoft de US$ 69 bilhões foi bloqueado no Reino Unido nesta quarta-feira (26).

A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA, sigla em inglês) considerou o negócio perigoso para a indústria de games, pois isso prejudicaria a concorrência de jogos principalmente no segmento de nuvem. A compra proposta levaria a Microsoft a adquirir títulos como “Call of Duty” e “Candy Crush”.

O órgão regulador britânico disse que o compromisso da Microsoft de oferecer acesso à franquia multibilionária “Call of Duty” da Activision para as principais plataformas de jogos em nuvem não resolveria efetivamente suas preocupações.

A Microsoft disse em comunicado que continua totalmente comprometida com a aquisição e que vai recorrer da decisão. A Activision também disse que “trabalhará agressivamente” com a Microsoft para revertê-la.

“Vamos reavaliar nossos planos de crescimento para o Reino Unido”, disse a Activision. “Inovadores globais grandes e pequenos perceberão que – apesar de toda a sua retórica – o Reino Unido está claramente fechado para negócios.”

As ações da Activision caíram mais de 10% no pré-mercado dos EUA.

A decisão ocorreu depois que a CMA deixou de lado no mês passado suas preocupações sobre o impacto do acordo no mercado de consoles liderado pelo PlayStation, líder de mercado da Sony.

Isso deixou os serviços de streaming em nuvem como o obstáculo restante, que a Microsoft tentou superar assinando acordos de licenciamento com os proprietários de plataformas de streaming, incluindo Valve Corp, Nvidia e Boosteroid.

A Microsoft já havia oferecido à Sony, considerada um oponente vocal do acordo, uma licença “Call of Duty” de 10 anos, de acordo com um acordo para trazer a franquia multibilionária para o Nintendo Switch.

Para ser concretizado, o negócio precisa ser aprovado por órgãos reguladores do Reino Unido, Estados Unidos e União Europeia.

O CMA é o primeiro dos três reguladores a tomar a decisão. A Europa decidirá sobre o acordo até 22 de maio. A Federal Trade Commission dos Estados Unidos também está tentando bloqueá-lo.

COMPARTILHE

Bombando em Games

1

Games

Câmara aprova Marco Legal dos Games, proposta que regulamenta indústria de jogos eletrônicos no Brasil

2

Games

Encontrada carta de Magic: the Gathering inspirada em O Senhor dos Anéis avaliada em US$ 2 milhões

3

Games

Clarity, narradora de eSports, morre aos 24 anos

4

Games

Gamer compra todos os jogos de Wii U e Nintendo 3DS após anúncio de encerramento permanente de venda

5

Games

Gol antológico de Pelé na Copa de 58 é recriado em animação de videogame retrô; vídeo