Vazamentos

Assange e Snowden celebram comutação da pena de Chelsea Manning

Ex-soldado transexual condenada por expor documentos confidenciais das guerras do Iraque e Afeganistão recebe comutação de pena

Assange e Snowden celebram comutação da pena de Chelsea Manning

A militar, conhecida anteriormente com o nome de Bradley Manning, foi sentenciada em agosto de 2013 por facilitar mais de 700 mil documentos ao site de Julian Assange — Foto:Reprodução/Yahoo

O fundador da Wikileaks, Julian Assange, e o ex-analista da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) Edward Snowden celebraram a comutação de pena de Chelsea Manning anunciada nesta terça (17) pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Manning foi condenada a 35 anos de prisão em 2013, por vazar um número recorde de documentos secretos para o Wikileaks em 2010.

Foram 470 mil registros das guerras do Iraque e Afeganistão, 250 mil telegramas do Departamento de Estado e outros documentos classificados expostos, o que representou um revés para a diplomacia americana quando o Wikileaks publicou os documentos.

Em junho daquele ano, Chelsea Manning, que naquela época se chamava Bradley, foi presa. Ela cumpre pena numa prisão militar do Kansas, onde iniciou um tratamento de mudança de sexo. Manning fez duas tentativas de suicídio nos últimos meses.

“Obrigado a todos que fizeram campanha pela clemência de Chelsea Manning. Sua coragem e determinação tornaram possível o impossível”, disse Assange, citado pela página do WikiLeaks no Twitter.

Julian Assange, o fundador da Wikileaks refugiado desde 2012 na embaixada do Equador em Londres, disse na semana passada que se Obama suspendesse a condenação da ex-soldado, se entregaria à Justiça americana. O compromisso foi reiterado por sua advogada Melinda Taylor.

Edward Snowden foi o ex-analista da NSA que, em 2013, vazou detalhes dos programas de espionagem de amplo alcance nacional e internacional e se refugiou na Rússia para evitar ser processado nos EUA.

“Deixe-me dizer, honestamente, de bom coração: obrigado, Obama”, disse Snowden no Twitter. Ele também mandou uma mensagem para Manning: “Em cinco meses, você estará livre. Obrigado pelo que fez para todos, Chelsea. Seja forte um pouco mais de tempo”.

Snowden também requisitou um perdão ao presidente, mas não foi atendido por Obama, devido a sua recusa em enfrentar os tribunais americanos.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Primeiro-ministro do Haiti assina renúncia abre caminho para transição após meses de violência

2

Mundo

Congresso dos EUA aprova lei que pode banir TikTok no país; veja o que pode acontecer

3

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano

4

Mundo

Israel aumentou em 5% a compra de armas desde 2019; Irã fez maior compra de caças em 20 anos

5

Mundo

Descoberta em pirâmide revela colapso dramático da dinastia maia