Mundo

Brasil volta ao Conselho de Segurança da ONU após 10 anos

Em nota, o Itamaraty afirmou que "o resultado reflete o reconhecimento da histórica contribuição brasileira para a paz e a segurança internacionais".

Brasil volta ao Conselho de Segurança da ONU após 10 anos

Reunião do Conselho de Segurança da ONU em 10 de junho de 2021. — Foto:Eskinder Debebe/ONU

O Brasil foi eleito membro não permanente do Conselho de Segurança da ONU pela 11ª vez nesta sexta-feira em uma votação da Assembleia Geral, retornando ao conselho após dez anos.

As vagas no conselho são definidas por áreas geográficas a cada dois anos. O país era o único candidato do grupo que engloba a América Latina e Caribe, que, desde 2006, tem uma tradição de não haver competição para a candidatura, com um rodízio de países planejado antecipadamente.

Em nota, o Itamaraty afirmou que “o resultado reflete o reconhecimento da histórica contribuição brasileira para a paz e a segurança internacionais”.

“No Conselho de Segurança, o Brasil buscará traduzir em contribuições tangíveis a defesa da paz e da solução pacífica das controvérsias, dentre outros princípios inscritos na Constituição Federal de 1988 e na Carta das Nações Unidas. O País pretende, ainda, fortalecer as missões de paz da ONU e defender os mandatos que corroborem a interdependência entre segurança e desenvolvimento”, diz a nota.

Para ser eleito, os candidatos precisam receber dois terços dos 193 Estados-membros da Assembleia Geral. Junto do Brasil nesta sexta-feira, foram eleitos também como membros não permanentes Gabão, Gana, Emirados Árabes Unidos e Albânia.

A última participação brasileira ocorreu entre 2010 e 2011, e a intenção a princípio era apresentar uma outra candidatura apenas para os anos de 2033 e 2034, mas, em 2018, o governo fez um acordo com Honduras, que seria a candidata agora em 2021, antecipando a candidatura.

O Conselho de Segurança é formado por cinco membros permanentes, com direito a veto — Estados Unidos, Rússia, Reino Unido, França e China — e dez membros não-permanentes, que são eleitos pela Assembleia Geral para um mandato de dois anos.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Morre bebê que havia sido retirada viva do ventre da mãe morta em bombardeio em Gaza

2

Mundo

Microsoft está entre potenciais compradoras do TikTok nos Estados Unidos

3

Mundo

Primeiro-ministro do Haiti assina renúncia abre caminho para transição após meses de violência

4

Mundo

Congresso dos EUA aprova lei que pode banir TikTok no país; veja o que pode acontecer

5

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano