Mundo

Caça russo derruba drone militar dos EUA no Mar Negro

Segundo Washington, o drone estava realizando uma operação de rotina quando foi alvo da aeronave russa.

Caça russo derruba drone militar dos EUA no Mar Negro

Drone americano MQ-9 em atividade — Foto:Business Wire/via AP

Um caça russo Su-27 atingiu a hélice de um drone militar de vigilância “Reaper” dos EUA nesta terça-feira (14), fazendo com que ele caísse no Mar Negro em um incidente considerado “imprudente” pelos militares dos EUA.

Dois jatos russos Su-27 realizaram a interceptação do drone espião americano, e um deles colidiu. Várias vezes antes da colisão, os caças russos despejaram combustível no MQ-9 e voaram na frente dele em manobras inseguras, disseram os militares dos EUA em um comunicado.

“Nossa aeronave MQ-9 estava conduzindo operações de rotina no espaço aéreo internacional quando foi interceptada e atingida por uma aeronave russa, resultando em um acidente e na perda total do MQ-9”, disse o general da Força Aérea dos EUA na região James Hecker, em comunicado.

Mulher com a bandeira ucraniana nas costas olha para mural com as vítimas em Kiev, na Ucrânia — Foto: Andrew Kravchenko/AP

Segundo um porta-voz da Casa Branca, o incidente foi inseguro, pouco profissional e imprudente.

O presidente americano Joe Biden foi notificado sobre o ocorrido.

A Rússia ainda não se pronunciou sobre o caso.

O Mar Negro fica entre a Europa e a Ásia e faz fronteira com a Rússia e a Ucrânia, entre outros países.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Homem que ‘morreu por 45 minutos’: ‘Vi a minha vida como se fosse um filme’

2

Mundo

Empresário paraibano que subia Monte Everest revela que chorou durante voo entre João Pessoa e São Paulo: “a pressão familiar e de conhecidos era grande”

3

Mundo

Empresário paraibano que subia Monte Everest revela que custo mínimo para realizar expedição é de 65 mil dólares: “equipamentos são bem caros”

4

Mundo

Presidente da França Macron leva tapa da esposa ao desembarcar no Vietnã

5

Mundo

Ataque israelense mata 23 pessoas em Gaza, incluindo jornalista e funcionário dos serviços de resgate, diz Hamas