Morte

Corpos de pai e filha mortos ao tentar atravessar fronteira chegam a El Salvador

Os caixões foram trazidos por terra e recebidos pelo ministro de Governança, Mario Durán.

Corpos de pai e filha mortos ao tentar atravessar fronteira chegam a El Salvador

O cortejo com os corpos de pai e filha — Foto:Reprodução

Os corpos de Óscar Alberto Martínez e da filha dele, Angie Valeria , de menos de 2 anos, mortos ao tentar atravessar o rio Bravo, na fronteira entre o México e os EUA, chegaram neste domingo a El Salvador. Os caixões foram trazidos por terra e recebidos pelo ministro de Governança, Mario Durán. Os dois foram levados a um cemitério da capital, San Salvador. 

A decisão de trazer os corpos por terra, atravessando o México e a Guatemala, foi tomada pela própria família, alegando ser mais rápido e envolver menos burocracias do que um traslado aéreo.

Os corpos sem vida de Óscar Alberto Martínez e Angie Valeriaforam fotografados pela mexicana Julia Le Duc e se tornaram um retrato trágico da crise migratória na fronteira sul dos EUA. Os dois tentavam fazer a travessia do rio Bravo na região da cidade mexicana de Matamoros, a esperança de cruzar a fronteira e chegar a Brownsville, já do lado americano.

Óscar conseguiu levar Angie até a outra margem do rio, mas ao voltar para buscar a mulher ele teve que socorrer a filha, que tinha pulado na água. Os dois desapareceram na correnteza , sob os olhares de Tania Vanessa Ávalor, mãe de Angie e mulher de Óscar.

Após 12 horas de buscas, os corpos foram encontrados na segunda-feira passada, a cerca de 500 metros do último local onde tinham sido vistos com vida.

Neste sábado, Tania Vanessa Ávalor chegou a El Salvador para acompanhar o funeral. Ela não quis falar com a imprensa.

A morte dos dois e a publicação da foto serviram para reforçar a necessidade de ações urgentes para o fluxo de imigrantes na fronteira entre o México e os EUA. Na quinta-feira, o Congresso americano aprovou um pacote deUS$ 4,6 bilhões para enfrentar a crise, mas a medida foi vista como “moderada demais” pela oposição democrata.  O presidente Donald Trump disse que “odiou” a imagem , mas colocou a culpa pela crise nos governos anteriores.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Primeiro-ministro do Haiti assina renúncia abre caminho para transição após meses de violência

2

Mundo

Congresso dos EUA aprova lei que pode banir TikTok no país; veja o que pode acontecer

3

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano

4

Mundo

Israel aumentou em 5% a compra de armas desde 2019; Irã fez maior compra de caças em 20 anos

5

Mundo

Descoberta em pirâmide revela colapso dramático da dinastia maia