Monitoramento

Holanda identifica visons infectados pelo coronavírus em 20 criadouros

Duas fazendas, com 11 mil animais, foram infectadas nos últimos dias. Dezenas de milhares de bichos foram abatidos para evitar transmissão.

Holanda identifica visons infectados pelo coronavírus em 20 criadouros

Na Holanda, existem cerca de 130 fazendas de criação dos animais, com mais de 800 mil mamíferos criados para o setor de peles. — Foto:Reprodução

Autoridades de saúde holandesas encontraram sinais de infecção do novo coronavírus em uma fazenda de vison na cidade de Gemert, no sul do país, elevando o número total de fazendas afetadas para vinte, confirmou o Ministério de Saúde da Holanda nesta segunda-feira (6).

O vírus foi detectado graças a atividades de monitoramento de “alerta precoce”, estabelecidas pelo governo holandês em abril após a confirmação dos primeiros casos, e que permitem que os animais sejam testados semanalmente para detectar o coronavírus em fase inicial e evitar o contágio dos funcionários.

Em declaração, o Ministério da Saúde e Agricultura explicou que os 7 mil visons desta fazenda em Gemert, juntamente com os 4,3 mil mamíferos de outra fazenda em Landhorst – na mesma região de Brabante do Norte -, onde o vírus também foi detectado na sexta-feira (3) serão sacrificados nesta segunda-feira.

No total, dezenas de milhares de visons de vinte fazendas de criação de animais para a indústria de peles apresentaram resultados positivos para o novo coronavírus e, exceto pelas duas últimas que ainda estão se preparando para abater esses animais, todos já foram abatidos para impedir que essas instalações se tornassem reservatórios do vírus.

O governo também impôs outras medidas preventivas, como a proibição de transportar visons ou estrume por todo o país, visitar os estábulos, e reforçou os protocolos de higiene para impedir a disseminação da covid-19, depois que duas infecções em humanos foram transmitidas por animais, logo no início da pandemia.

As autoridades holandesas detectaram o coronavírus em fazendas de vison no final de abril, quando os detentores observaram problemas respiratórios e gastrointestinais entre os mustelídeos.

O vison de reprodução será legalmente proibido a partir de janeiro de 2024, após uma decisão da Suprema Corte, que questionou em 2013 a moralidade de cuidar desses animais e depois arrancar seus pelos.Os criadores podem pedir ao Estado uma compensação pelos animais abatidos se decidirem fechar seus negócios.

No entanto, depois que o coronavírus foi detectado nessas fazendas, o Parlamento holandês votou para acelerar o fechamento completo antes do final deste ano, mas o governo ainda está analisando como compensar os criadores para encerrar voluntariamente seus negócios.

Na Holanda, existem cerca de 130 fazendas de criação dos animais, com mais de 800 mil mamíferos criados para o setor de peles, uma prática que alguns partidos holandeses tentam eliminar desde 1989, citando questões éticas e garantindo o bem-estar dos animais.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Primeiro-ministro do Haiti assina renúncia abre caminho para transição após meses de violência

2

Mundo

Congresso dos EUA aprova lei que pode banir TikTok no país; veja o que pode acontecer

3

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano

4

Mundo

Israel aumentou em 5% a compra de armas desde 2019; Irã fez maior compra de caças em 20 anos

5

Mundo

Descoberta em pirâmide revela colapso dramático da dinastia maia