
Paraibano Victor Daniel, desaparecido em viagem ao Catar - Foto: Reprodução/Redes sociais
Júnior Claudiano, irmão de Victor Daniel que foi preso no Japão por tráfico, disse que o paraibano transportou drogas sob ameaça e que foi atraído para a viagem ao receber uma oferta de emprego. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quarta-feira (5), Júnior relatou a tristeza da família pela prisão de jovem.
Ontem (4), a Polícia Federal na Paraíba informou que, logo após ser acionada pelo desaparecimento do paraibano Victor Daniel Claudiano de Araújo, no dia 29 de janeiro, iniciou trabalhos de buscas através da Diretoria de Cooperação Internacional. Victor foi encontrado detido no Aeroporto Internacional de Narita, no Japão. A PF foi informada oficialmente que Victor foi detido por tráfico internacional de drogas e, até que as investigações terminem, ele continuará detido na Delegacia do Aeroporto Internacional de Narita.
“Minha mãe e meu pai estão muito abalados, só pensaram no pior: em tráfico humano ou de órgãos. Quando tiveram notícias do consulado, foi um alívio e uma alegria de saber que ele está bem e que está vivo, mas com uma angústia e uma tristeza por ele ter sido achado preso por tráfico internacional de drogas, uma coisa que a gente nunca imaginou que isso poderia acontecer”, relatou Júnior Claudiano ao repórter Fernando Braz, da Arapuan FM, como acompanhou o ClickPB.
Ainda segundo Júnior, o advogado de Victor Daniel falou que a droga apreendida “foi em pouca quantidade.” Victor Daniel ficará, até a conclusão das investigações, detido no Aeroporto de Narita, no Japão, onde foi preso.
Questionado se a família desconfiou do envolvimento do amigo que viajou com Victor, por tráfico internacional de drogas, Júnior disse que foi Victor foi ameaçado a levar a droga.
“O advogado contou que Victor contou à Justiça lá que foi ameaçado e que, primeiro, ele teve uma oferta de emprego, que iria ganhar bem. Só que, quando chegou a São Paulo, começaram a ameaçar ele de morte, dizendo que a família estava sob controle deles e fez ele levar esse negócio para o Japão”, revelou Júnior.
Saiba mais
- Paraibano que estava desaparecido no Japão é localizado e detido em aeroporto
- Paraibano desaparece no Catar e irmão fala ao Encontro, da Globo, que família desconfia de amigo que viajou com ele
Victor Daniel
O paraibano Victor Daniel Araújo Claudiano, de 22 anos, estava desaparecido desde o dia 24 de janeiro quando desembarcou no Catar rumo ao Japão. Ele saiu de um voo em São Paulo e fez escala no Catar com destino a Tóquio, mas não se comunicou mais com a família desde o dia 24.
Preocupados, os familiares procuraram a Polícia Federal. A PF na Paraíba informou, conforme obtido pelo ClickPB, que o pai de Victor Daniel foi até a delegacia e fez o registro do desaparecimento. A Polícia Federal relatou, ainda, que iria diligenciar e ver também a necessidade de acionar a Interpol para difusão amarela.
No Encontro com Patrícia Poeta, da TV Globo, o irmão de Victor, falou sobre o último contato que teve com ele antes da família perder a comunicação com o paraibano. Júnior disse estranhar a aproximação do amigo que teria viajado com Victor e que era uma amizade muito recente. A família enviou um vídeo que o paraibano repassou aos familiares, o qual mostra ele acompanhado desse amigo em uma loja de roupas.
Victor é de Campina Grande, mas estava morando e trabalhando no Rio de Janeiro antes de viajar rumo ao Japão.