Ameaça

Microsoft avisa que há novos ataques de hackers russos a sites de grupos republicanos

Indústrias e infraestruturas públicas norte-americanas estão na mira de hackers.

Microsoft avisa que há novos ataques de hackers russos a sites de grupos republicanos

A gigante americana detectou a duplicação de sites baseados em grupos políticos nos Estados Unidos com origem russa que pode interferir com as eleições de novembro. — Foto:Reprodução

A Microsoft elaborou um relatório onde menciona ter detetado websites criados nas últimas semanas por hackers ligados à G.R.U., uma unidade russa. O objetivo desses sites é levar as pessoas ao engano, pensando que estão clicando em endereços da Hudson Institute e a International Republican Institute, mas são redirecionados, sem darem conta, para páginas criadas por hackers para roubar as suas credenciais. Ainda no mês passado, a tecnológica havia referido que os Estados Unidos continuavam sendo alvo de ataques cibernéticos com origem na Rússia.

Segundo adianta o New York Times, existem também websites que simulam o Senado dos Estados Unidos, sem mencionar quais os gabinetes específicos ou campanhas políticas. A Microsoft refere que grupos designados por Fancy Bear, APT 28 e Strontium, associados ao governo russo, têm vindo a duplicar outros sites como o Office 365 e algumas organizações políticas sem fins lucrativos.

A Microsoft obteve uma ordem jurídica que lhe dá poderes para apoderar-se dos respetivos websites e pesquisar provas sobre as intenções dos hackers, a fim de travar a sua ação, tais como eventuais interferências nas próximas eleições intercalares americanas em novembro, ainda que não hajam dados concretos para já. Nos últimos dois anos, a Microsoft já apagou 84 websites enganosos ligados ao Fancy Bear.

O jornal refere que o Hudson Institute tem promovido programas de estudo sobre o surgimento de governos cleptocráticos a nível mundial e que a Rússia é um dos principais visados. Já o International Republican Institute tinha no seu quadro de diretores diversos líderes republicanos críticos sobre as conversações entre Donald Trump e o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Morre bebê que havia sido retirada viva do ventre da mãe morta em bombardeio em Gaza

2

Mundo

Microsoft está entre potenciais compradoras do TikTok nos Estados Unidos

3

Mundo

Primeiro-ministro do Haiti assina renúncia abre caminho para transição após meses de violência

4

Mundo

Congresso dos EUA aprova lei que pode banir TikTok no país; veja o que pode acontecer

5

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano