portadores de má sorte?

Modelo albina sofre preconceito na África

Ela não é famosa como Naomi Campbell ou Gisele Bündchen, mas Refilwe “Fifi” Modiselle, de 27 anos, tem algo único […]

Ela não é famosa como Naomi Campbell ou Gisele Bündchen, mas Refilwe “Fifi” Modiselle, de 27 anos, tem algo único ao subir na passarela: ela é a primeira modelo albina da África do Sul. As informações são do site italiano Repubblica.

1

Nascida em Soweto, ela chama atenção pelos cabelos loiros e pele clara. Ainda assim, Refilwe faz parte de um grupo de pessoas que muitos países africanos consideram como “raça amaldiçoada”. Isso porque, embora na África do Sul exista uma porcentagem maior de albinos do que no resto do continente, o preconceito ainda é pressente em países como Tanzânia e Zimbabwe.  

Os albinos foram perseguidos e mortos ao longo dos anos por serem considerados portadores de má sorte. Em alguns casos, seus órgão serviam para preparar poções mágicas com o objetivo de curar doenças.  

Ainda assim, Refilwe decidiu encarar a passarela. Ela é desprovida de melanina – proteína responsável pela pigmentação da pele e cabelos – , o que muitas vezes pode levar à marginalização ou à morte por conta do preconceito no país.  

Prova disso é que crenças antigas diziam que estuprar uma mulher albina poderia curar a AIDS. Em algumas regiões, o mito ainda existe. Tanto que, em junho de 2011, uma jovem de 14 anos foi sequestrada e nunca mais encontrada na África do Sul. A suspeita é de que teria sido morta em um ritual.  

Apenas na Tanzânia, entre 2006 e 2012, 71 pessoas albinas foram vítimas de sequestros.  

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Empresário paraibano que subia Monte Everest revela que chorou durante voo entre João Pessoa e São Paulo: “a pressão familiar e de conhecidos era grande”

2

Mundo

Empresário paraibano que subia Monte Everest revela que custo mínimo para realizar expedição é de 65 mil dólares: “equipamentos são bem caros”

3

Mundo

Presidente da França Macron leva tapa da esposa ao desembarcar no Vietnã

4

Mundo

Ataque israelense mata 23 pessoas em Gaza, incluindo jornalista e funcionário dos serviços de resgate, diz Hamas

5

Mundo

Festival de Cannes premia Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho pelo filme ‘O Agente Secreto’