EUA

Página no site do Departamento de Estado dos EUA diz que mandato de Trump ‘termina em 11 de janeiro’

No link para biografia do presidente, mensagem dizia que 'O mandato de Donald J. Trump terminou em 11 de janeiro de 2021, 19:45:20', o que corresponderia às 21h45 no horário de Brasília.

Página no site do Departamento de Estado dos EUA diz que mandato de Trump 'termina em 11 de janeiro'

O horário após a data chegou a mudar algumas vezes, dando a impressão de se tratar de uma contagem regressiva. Por volta das 17h30 (horário de Brasília), o conteúdo foi retirado do ar. — Foto:Reprodução

O site do Departamento de Estado dos Estados Unidos na tarde desta segunda-feira (11) exibiu uma mensagem afirmando que o mandato do presidente Donald Trump foi encerrado.

Ao acessar a biografia de Donald J. Trump no site state.gov, o usuário se deparava com a mensagem “Donald J. Trump’s term ended on 2021-01-11 19:49:00.” (O mandato de Donald J. Trump terminou em 11 de janeiro de 2021, 19:49:00).

O horário após a data chegou a mudar algumas vezes, dando a impressão de se tratar de uma contagem regressiva. Por volta das 17h30 (horário de Brasília), o conteúdo foi retirado do ar.

Um repórter do Buzzfeed News teria obtido a informação de que se trataria de uma ação realizada por funcionário insatisfeito, mas isso não foi confirmado.

Até a última atualização desta reportagem não havia manifestação oficial sobre o motivo da mensagem.

Site do Depto. de Estado afirmava que o governo de Trump acabou em 11 de janeiro — Foto: Reprodução/Depto. de Estado

Impeachment

Nesta segunda, representantes do Partido Democrata apresentaram um pedido de impeachment contra o presidente Trump no qual o acusam de incitar uma insurreição – que culminou na última quarta-feira com a invasão do Capitólio dos Estados Unidos na semana passada.

O pedido argumenta que o discurso feito por Trump a seus apoiadores, pouco antes da invasão, teria incentivado as ações violentas contra os representantes do poder legislativo dos EUA.

Esse é o segundo pedido de impeachment contra Trump feito pelos democratas da Câmara que acusaram o presidente, em dezembro de 2019, por pressionar a Ucrânia a investigar Biden – à época, o pedido foi aprovado com a maioria da Câmara mas não foi para a frente porque o Senado, controlado pelos republicanos, votou contra.

Mais cedo, os republicanos na Câmara dos Deputados rejeitaram uma resolução pedindo que o vice-presidente Mike Pence acionasse a 25ª emenda da Constituição americana – afastando Trump da presidência dos EUA.

Como houve objeção, a recomendação será reavaliada na terça-feira (12) com a presença de todo o plenário.

A decisão para seguir com os procedimentos previstos na 25ª emenda não é tomada pelo legislativo, ela precisa ser acionada por Pence, com o apoio da maioria dos membros do Gabinete presidencial.

COMPARTILHE

Bombando em Mundo

1

Mundo

Morre bebê que havia sido retirada viva do ventre da mãe morta em bombardeio em Gaza

2

Mundo

Microsoft está entre potenciais compradoras do TikTok nos Estados Unidos

3

Mundo

Primeiro-ministro do Haiti assina renúncia abre caminho para transição após meses de violência

4

Mundo

Congresso dos EUA aprova lei que pode banir TikTok no país; veja o que pode acontecer

5

Mundo

BYD lança picape elétrica próximo mês e carro deve chegar ao Brasil ainda este ano